50 MIN DE FALA
Durante encontro em Rio Verde, ex-primeira-dama fez ataques à esquerda, chamou Lula de “gastador” e disse que o ex-presidente é vítima de injustiça
‘Esquerda maldita’: Michelle critica governo Lula e defende candidatura de Bolsonaro em Goiás (Foto: Reprodução/YouTube)
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) discursou no sábado (11), durante o encontro nacional do PL Mulher realizado em Rio Verde, na região Sudoeste de Goiás. Ao longo de cerca de 50 minutos de fala, ela direcionou críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez ataques à esquerda e defendeu a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à disputa eleitoral de 2026.
Sem citar nomes diretamente, Michelle se referiu a Lula e à primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao afirmar que o país “não pode mais aceitar a esquerda maldita governando a nação”. A ex-primeira-dama também mencionou a aproximação do casal presidencial com igrejas evangélicas. “Há um tempo, a senhora do líder proibiu ele de falar com o povo cristão, e agora está indo às igrejas. Vamos abrir nossos olhos espirituais?”, disse.
Durante o discurso, Michelle chamou Lula de “gastador de primeira” e comparou o estilo de vida do presidente com o do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica. Segundo ela, o petista tenta manter uma imagem de “pai dos pobres”, mas gosta do luxo proporcionado pelo capitalismo. “Eles têm que seguir o exemplo do Mujica, esse sim era um socialista raiz”, declarou.
Em outro trecho, a ex-primeira-dama saiu em defesa de Jair Bolsonaro, classificando o ex-presidente como “vítima do sistema” e o “único nome da direita” para disputar a Presidência em 2026. “O que ele está passando é uma injustiça muito grande, e a injustiça dói, pesa”, afirmou. O público respondeu com gritos de “Volta, Bolsonaro”.
Atualmente, Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi condenado, em setembro deste ano, a 27 anos e três meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.
Durante o evento, Michelle Bolsonaro também recebeu o título de cidadã goiana, concedido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB). A homenagem foi proposta pelo ex-deputado Fred Rodrigues (PL) em 2023. Ao agradecer, Michelle destacou o programa “Pátria Voluntária”, criado durante o governo Bolsonaro, e dedicou a honraria às comunidades surda e autista.
Entre as autoridades presentes no encontro estavam a presidente do PL Mulher em Goiás, Ana Luiza Morais; o senador Wilder Morais (PL); os deputados federais Gustavo Gayer (PL) e Marussa Boldrin (MDB); os deputados estaduais Delegado Eduardo Prado, Major Araújo e Paulo Cézar Martins (todos do PL); além dos ex-deputados Fred Rodrigues e Lissauer Vieira, e vereadores de Goiânia e Aparecida de Goiânia ligados ao partido