Governo lança cadastro para consulta de celulares roubados, furtados ou perdidos – Blog Folha do Comercio

Home Tecnologia Governo lança cadastro para consulta de celulares roubados, furtados ou perdidos

Governo lança cadastro para consulta de celulares roubados, furtados ou perdidos

de admin

Informações estarão disponíveis no aplicativo Celular Seguro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), uma nova ferramenta que reúne informações sobre aparelhos móveis com registro de roubo, furto ou extravio. A medida foi oficializada por meio de publicação no Diário Oficial da União, na segunda-feira (14) e tem como objetivo fortalecer o combate à criminalidade, especialmente à receptação de celulares.

A iniciativa consolida informações de diferentes sistemas, como o programa Celular Seguro, a Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO) e o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), este último gerido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, consumidores passam a ter acesso mais fácil e rápido à verificação da situação de um aparelho antes da compra, especialmente no mercado de celulares usados.

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto.

De acordo com a Anatel, a medida contribui para reduzir a circulação de aparelhos com origem ilícita e ampliar o combate à criminalidade. O novo cadastro conta com a base de dados do Celular Seguro, que já reúne mais de 2,6 milhões de usuários cadastrados, além da base global da Anatel.

“Essa é uma ação que vai além da recuperação de um celular roubado ou furtado. É uma ação de prevenção que protege o cliente antes mesmo de ele adquirir o telefone”, destacou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Como fazer a consulta

A verificação é simples e gratuita, feita por meio do aplicativo Celular Seguro, disponível para Android e iOS. Para consultar se o aparelho tem alguma restrição, basta seguir os passos:

  1. Baixe o app Celular Seguro na loja de aplicativos;
  2. Na tela inicial, selecione a opção “Celulares com Restrição”;
  3. Digite o número do IMEI (identificador único do aparelho com 15 dígitos) ou utilize a câmera para escanear o código de barras;
  4. Para visualizar o IMEI no celular a ser consultado, digite *#06# no teclado de chamadas.

Se não houver restrição, o sistema confirmará que o aparelho está liberado para uso.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!