
A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, acompanhou os trabalhos do Goiás Social Mulher na Praça Cívica, em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (14/03).
Ela fez um balanço preliminar da ação, ressaltando que cerca de 90 mil pessoas passaram pelo local e mais de 160 mil atendimentos foram realizados até quinta-feira (13/03). A expectativa é que os números da edição de 2025 superem a do ano passado.
“O mês da mulher é uma época de celebração, sim. Mas, acima de tudo, é uma época de entrega, de mostrar à mulher o respeito que o Governo de Goiás tem por elas”, afirmou Gracinha.
Goiás Social Mulher
O Goiás Social Mulher teve início na última segunda-feira (10/03) e segue até as 17 horas desta sexta. A estrutura oferece mais de 40 serviços gratuitos ofertados por 18 órgãos estaduais e parceiros. Entre os serviços disponibilizados estão a entrega de cartões de benefícios sociais, emissão de carteira de identidade, inscrições para cursos profissionalizantes, vagas de emprego e atendimento multifuncional pelo Vapt Vupt.
Apenas nos primeiros quatro dias de Goiás Social Mulher na Praça Cívica, já foram contabilizados cerca de 3 mil atendimentos de oftalmologia. O serviço tem a parceria do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), ligado à Universidade Federal de Goiás (UFG).
Gracinha Caiado fez uma menção especial ao médico Marcos Ávila, presidente do conselho administrativo do Cerof.
“É uma das maiores referências em oftalmologia do mundo e está aqui fazendo exames pessoalmente”, exaltou ela, agradecendo o empenho pessoal do médico.
“Trouxemos 10 mil vagas para cá. Desde segunda-feira, já são 460 pessoas que saíram empregadas daqui. Damos suporte para a pessoa fazer a entrevista no local, temos salas individualizadas e ajudamos a fazer currículo”, relatou o Secretário da Retomada, César Moura, que também destacou a acessibilidade dos cursos e a conveniência do evento.
Balanço preliminar
Ainda durante o evento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) entregou aproximadamente 6,5 mil cartões do Mãe de Goiás. A Defensoria Pública de Goiás realizou cerca de mil atendimentos.
A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) contabilizou 300 atendimentos por dia, entre aferição de pressão e de glicose. E a Polícia Civil, por sua vez, forneceu 800 carteiras de identidade no modelo nacional.
Parceira do Governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia está empenhada no aumento da cobertura do Cadastro Único, segundo a vice-prefeita, Cláudia Lira.
“Iniciamos a gestão muito abaixo do esperado, que são os 80%, mas nós já avançamos muito. E aqui no Goiás Social Mulher, temos um estande focado no aumento, para que as pessoas cadastradas possam ter acesso aos programas do Goiás Social. Então é a primeira porta que se abre”, salientou.
Aparecida de Goiânia
Nos dias 20, 21 e 22 de março, Aparecida de Goiânia recebe o Goiás Social Mulher. O evento será na Avenida Bougainville, Residencial Caraíbas, também com uma série de atendimentos do programa.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás