O governo federal anunciou já pagou 619,3 milhões de reais em emendas para o Rio Grande do Sul até esta sexta-feira 10. O volume de recurso representa 97,3% do montante autorizado 636,5 milhões de reais.
Emendas são propostas por meio das quais os parlamentares influenciam na alocação de dinheiro público. Existem três modalidades de emenda: individual, de bancada estadual e de comissão.
O dinheiro é destinado para gastos como auxílio emergencial, cesta básica, gasto com gasolina, reconstrução e limpeza de vias e pontes de até 10 metros, além de repasses fundo a fundo para saúde e assistência social.
O governo também anunciou que abrirá uma janela de remanejamento para que parlamentares apontem recursos para Defesa Civil, Saúde e Assistência Social no estado gaúcho.
O remanejamento pode ser feito por parlamentares do Rio Grande do Sul – que podem mudar a destinação das emendas já apresentadas – ou por parlamentares de outros estados.
Ao todo já foram aprovados 124 planos de trabalho para apoio aos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas.