Home Últimas Governo de Goiás anuncia revitalização do Cine Cultura

Governo de Goiás anuncia revitalização do Cine Cultura

de admin


Obras terão início em agosto com investimento de R$ 1,9 milhão, oriundos da Lei Paulo Gustavo

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dará início às obras de revitalização do Cine Cultura, um dos espaços de referência em cinema alternativo em Goiânia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10/05) pelo governador Ronaldo Caiado e pela titular da Secult, Yara Nunes, durante evento no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica.

Caiado ressaltou que, gradualmente, o Governo de Goiás está conseguindo restaurar as estruturas históricas da Praça Cívica, preservando o patrimônio arte déco e proporcionando maior conforto à população. “Era uma vergonha. A recuperação tem sido lenta, mas estamos conseguindo aos poucos”, declarou ele.

As obras do Cine Cultura terão início no mês de agosto, com término previsto para novembro de 2024. O investimento será de R$ 1,9 milhão, via lei federal Paulo Gustavo. Além de modernizar o ambiente, garantir a preservação do estilo art déco no espaço interno e promover acessibilidade à estrutura física da edificação, o projeto prevê também uma série de intervenções para revitalizar e proporcionar a integridade da unidade e mais conforto ao público.

A secretária de Cultura, Yara Nunes, reforça que a restauração do Cine Cultura garantirá a preservação da estrutura original. “Nossas equipes realizaram os projetos com total respeito à rica história e legado da sala de cinema, visando incorporar tecnologia de ponta para garantir a melhor experiência cinematográfica para nossos cinéfilos”, destaca Yara.

O coordenador e curador do Cine Cultura, Fabrício Cordeiro, frisa que a reforma será realizada num momento importante da unidade, que completa 35 anos este ano. “Além da troca de todas as poltronas, a restauração deixará a sala ainda mais acolhedora e charmosa, priorizando essa sensação intimista que o Cine Cultura transmite”, explica.

Revitalização
As obras do Cine Cultura incluem a restauração das alvenarias, pisos, lajes e esquadrias, reparos na estrutura; troca de carpete, forro, poltronas e sistema de iluminação; revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias; instalação de paineis acústicos, sonorização e sistema de som 7.1 digital surround, instalação de projetor DCP (Digital Cinema Package) com tecnologia 4K, tela Flat (widescreen), e a implantação de um novo sistema de ar condicionado.

O hall do cinema também será revitalizado e ganhará um palco para a realização de seminários, com adaptação do espaço para promover a acessibilidade a todos os públicos. Passarão por adaptação ainda as áreas dos banheiros e as esquadrias, e será instalada rampa adequada na saída de emergência.

Cinema de qualidade
Desde sua inauguração, em 1989, o Cine Cultura se consolidou como um espaço de difusão e democratização do acesso ao cinema, transcendendo a mera exibição de filmes e se tornando um fomentador de debates, reflexões e formação de público. Em meio à hegemonia do cinema comercial, a sala se destaca por sua programação alternativa e diversa, que prioriza filmes de qualidade, tanto nacionais quanto internacionais.

Você pode interessar!