Home Últimas OSs recebem prêmio TOP 10 Ranking de Transparência dos Contratos de Gestão da SES

OSs recebem prêmio TOP 10 Ranking de Transparência dos Contratos de Gestão da SES

de admin


Resultado da Avaliação da Transparência dos Contratos de Gestão iniciada em dezembro de 2023, premiação registra evolução de 55,6% para 90,5% no índice geral da transparência

Representantes das OSs recebem prêmio, no auditório da Escola de Saúde de Goiás

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta sexta-feira (03/05), no auditório da Escola de Saúde de Goiás, a entrega do Prêmio TOP 10 Ranking de Transparência dos Contratos de Gestão aos dez mais altos índices de atendimentos das páginas de acesso à informação dos contratos de gestão com organizações sociais (OSs) que administram as unidades de saúde do Governo de Goiás. Ao todo, 34 portais de transparência foram avaliados em 160 itens – 59 da contratante e 126 da contratada.

O titular da SES-GO, Rasível Santos, destacou que a transparência é prioridade no governo de Ronaldo Caiado. “Fico muito feliz de poder estar premiando não somente os hospitais que ficaram nas dez melhores posições, mas comemorar com vocês pois todos melhoraram muito os seus índices de transparência”, destacou, acrescentando que esse trabalho mostra uma gestão que não admite corrupção, que disponibiliza os dados para a população.

O secretário chefe da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Henrique Ziller, destacou os avanços da administração pública na transparência e a necessidade de esse processo continuar. “Desde a primeira edição da avaliação, com o processo de promoção da transparência das OSs, vem engatinhando; no segundo ano, a avaliação foi bem mais positiva, e agora, alcançando níveis altíssimos. Isso é muito interessante, porque nós acabamos, por isso, colocando sobre nós mesmos a obrigação contínua de melhora”, afirmou.

O subsecretário de Controle Interno e Compliance, Adriano Abreu de Castro, disse que a premiação foi um momento de celebração do esforço, que tornou o Estado de Goiás um destaque no cenário nacional. “Isso só é possível graças a um esforço coletivo da Controladoria Geral de pensar na metodologia em conjunto com o Tribunal de Contas, da Secretaria de Estado Saúde e, especialmente, das organizações sociais que atendem aos quesitos de transparência que lhes são postos”, avaliou.

A Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) conquistou o primeiro lugar na premiação, com o contrato de gestão do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).  A diretora-geral da unidade, Mônica Ribeiro Costa, destacou a importância da transparência. “Quando cuidamos de vidas, temos que ser, em primeiro lugar, responsáveis; em segundo lugar, transparentes, principalmente porque trabalhamos com dinheiro público, que não nos pertence, mas, sim, ao povo do Estado de Goiás”, afirmou.

Governo Aberto
A gerente de Governo Aberto da SES, Lívia Oliveira Soares, explica que a avaliação dos contratos de gestão era feita pela CGE central, mas com a criação da Subsecretaria de Controle Interno e Compliance (SUBCIC/SES), a atividade foi atribuída à Gerência de Governo Aberto, que integra a Superintendência de Governo Aberto e Participação Cidadã da pasta. “Com o trabalho da Subcic, em parceria com a Subvais, o índice geral de transparência passou de 55,61%, na avaliação de 2022, para 90,54%, na de 2023. Foi uma grande evolução”, avaliou a gerente.

Para o superintendente de Governo Aberto e Participação Cidadã, Sérgio Carvalho, a premiação vai refletir o bom trabalho realizado pela equipe de avaliação na orientação e consultorias às áreas técnicas da SES-GO e das organizações sociais contratadas, a fim de que todos os aspectos quantitativos e qualitativos das informações produzidas ou custodiadas estejam à disposição da sociedade. A premiação contou ainda com a participação do subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde, Luciano de Moura Carvalho.

Todas as informações, atualizadas no decorrer da análise, estão disponíveis na página Acesso à Informação das Organizações Sociais no site da SES-GO. Para mais detalhes, acesse a página, clicando aqui

Premiados
1º lugar – Hospital Estadual da Criança e do Adolescente – Hecad/Agir
2º lugar – Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS/Agir
3º lugar – Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação – Crer/Agir
4º lugar – Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol/Agir
5º lugar –  Hospital Estadual de Trindade – Hetrin/Imed
5º lugar – Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad – HEF/Imed
7º lugar – Hemocentro de Goiás – Hemogo/Idtech
8º lugar – Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT)/ISG
9º lugar – Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG/Idtech
10º lugar – Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime – Heelj/Funev

Patrícia Almeida (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Você pode interessar!