Aparecida de Goiânia realiza encontro para jovens com diabetes – Blog Folha do Comercio
Home Prefeitura Aparecida de Goiânia realiza encontro para jovens com diabetes

Aparecida de Goiânia realiza encontro para jovens com diabetes

de admin


Aparecida de Goiânia realiza encontro para jovens com diabetes – @aredacao


















Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.


Saúde

Programa é voltado para controle da doença | 20.04.24 – 18:01


Aparecida de Goiânia realiza encontro para jovens com diabetes
(Foto: divulgação)
A Redação

 

Goiânia – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia promoveu, na manhã deste sábado (20/4), um encontro importante para dezenas de crianças e adolescentes integrantes do Programa Viver + Feliz, iniciativa do Município para controle da diabetes tipo 1 na faixa etária de 4 a 18 anos de idade. O evento “Treinamento Free Style Libre Monitoramento Contínuo da Glicose” foi realizado no Anfiteatro Municipal de Aparecida e reuniu pacientes e seus responsáveis, bem como gestores, farmacêuticos, médicos e outros profissionais que atuam no tratamento e monitoramento da doença na SMS.

 

Lançado em 27 de outubro de 2022 pelo prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, atualmente o Programa Viver + Feliz abrange 90 pacientes. A iniciativa consiste no fornecimento de um sensor aplicado na parte posterior superior do braço que mede de forma contínua as leituras da glicose e armazena os dados. O dispositivo causa menos incômodo porque evita as constantes picadas nos dedos com lancetas para aferição da glicemia, além de reduzir internações e propiciar melhor qualidade de vida e um monitoramento mais eficaz da doença.

 

O secretário Alessandro Magalhães explicou que as crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 precisam fazer várias medições glicêmicas por dia para controle da doença e ajustes da insulina, da dieta e das atividades do paciente, e destacou: “Muitos precisam colher a gotinha de sangue para pingar na fita reagente de 4 a 6 vezes por dia, o que é desconfortável. Com o sensor, fornecido gratuitamente pela Prefeitura, esses pacientes sofrem menos, controlam melhor a doença e tem mais autonomia para praticar exercícios físicos, brincar e levar uma vida mais ativa e plena”.

 

No treinamento, a equipe da Assistência Farmacêutica da SMS detalhou a atuação deles na dispensação dos sensores de monitoramento e medicamentos e orientou os responsáveis, juntamente com outros gestores.

 

Como entrar no Programa

A coordenadora da Assistência Farmacêutica, Christiane Fausta Ferreira, informou que, para inserir alguém no Programa, o responsável pela criança ou adolescente, se já tem a indicação de um endocrinologista para o aparelho, deve procurar a Farmácia Distrital levando documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida, receita médica e relatório. Caso não tenha, deve ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação e encaminhamento para um endocrinologista, e, após o agendamento, na consulta esse profissional vai avaliar qual é o melhor caminho para o paciente, se é indicado ou não o dispositivo.

 

O programa abrange pessoas de 4 a 18 anos de idade com diabetes tipo 1 que, de acordo com os protocolos do município, podem receber dois dispositivos a cada 28 dias. Depois, já inserida no programa, a criança ou adolescente passa a receber acompanhamento médico. Ela ainda acrescentou que, para fazer o monitoramento, que é simples e indolor, o paciente, seus pais ou responsáveis precisam apenas passar o leitor sob a superfície do sensor e a medida da glicose aparece na tela do aparelho.

 

Leia mais

Mutirão no Jardim Tiradentes beneficia 30 mil pessoas em Aparecida


Comentários

A REDAÇÃO © 2015 – Todos os direitos reservados



Você pode interessar!