Home Inmet emite alerta de perigo potencial pela baixa umidade no DF

Inmet emite alerta de perigo potencial pela baixa umidade no DF

de admin
Seca no DF

Seca no DF Gabriel Jabur/Agência Brasília

O Distrito Federal tem registrado sucessivos dias de baixa umidade relativa do ar. Nesta quinta-feira (28), o índice deve chegar aos 30%. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inseriu a região sob a classificação de estado de atenção.

Na sexta (29), a umidade pode cair a 20%. A condição favorece a ocorrência de incêndios florestais e problemas de saúde. De acordo com o monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até 24 de julho, o DF registrou 79 focos de incêndios. O montante é 41% maior do que o computado por imagens de satélite no mesmo período do ano passado. 

 

Com isso, a recomendação é evitar a prática de exercícios físicos nas horas de maior incidência solar, umidificar os ambientes e beber líquidos em abundância. Uma massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste, e impede a formação de nuvens.

A capital federal já está há 82 dias sem precipitações. “Principalmente neste fim de semana, as temperaturas sobem e a umidade cai mais ainda”, avisa o meteorologista Cleber Souza. “Não há previsão de chuva”.

A última vez que choveu no Distrito Federal foi em 6 de maio. O maior período de estiagem ocorreu em 1963, quando o hiato só foi interrompido após 163 dias.

 

Envie um Comentário