Goiânia recebe extensa programação cultural na Semana da Consciência Negra – Blog Folha do Comercio

Home Últimas Goiânia recebe extensa programação cultural na Semana da Consciência Negra

Goiânia recebe extensa programação cultural na Semana da Consciência Negra

Programação começa no dia 15 de novembro e segue até 23

de admin

Goiânia recebe Festival das Artes Negras na Semana da Consciência Negra

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, Goiânia recebe o Festival das Artes Negras – de Palmares a Aroeira, realizado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural. A programação começa no dia 15 e segue até 23 de novembro, com atividades que incluem exposições de arte, cortejo cultural, exibição de filme e apresentações circenses. Todas as atividades tem entrada gratuita.

Significado e proposta do festival

O festival faz referência a Zumbi dos Palmares, líder quilombola símbolo da luta contra a escravidão no Brasil, e busca reforçar o papel da arte como instrumento de resistência. Segundo o diretor Marcelo Marques, o nome do evento conecta a memória de Palmares às tradições do Cerrado. “Entendemos que Palmares foi e é o símbolo de resistência atemporal das nossas sabedorias e lutas. Com esse festival, conectamos a Serra da Barriga com o Cerrado, unindo as palmeiras da Mata Atlântica com a aroeira do Cerrado”, afirmou.

Exposições abrem a programação

As atividades têm início no dia 15 de novembro, às 19h, no Museu Antropológico da UFG, com as exposições Entre Olhares, Raízes e Memórias e Iyá Agba – As Matriarcas. A primeira reúne obras de artistas negros como Raquel Rocha, Rafaela Rocha e Lucas Almeida, com foco em ancestralidade e pertencimento. Já Iyá Agba, assinada por Raquel Rocha, homenageia as Mães de Santo que resistiram à perseguição às religiões de matriz africana.

Cortejo Tambores do Orum

No dia 20 de novembro, o bloco de percussão Tambores do Orum realiza um cortejo pelas ruas com o tema A Revolta dos Malês e o Levante Africano. Formado exclusivamente por pessoas negras, o grupo se concentra às 16h no Campo de Futebol da Rua W7, no Residencial Morada do Ipê, bairro Itatiaia.

Cine Ori e debate

Cine Ori ocorre no dia 21 de novembro, às 19h, no Orum Aiyê Quilombo Cultural, com a exibição do filme Two Distant Strangers (2020). Após a sessão, haverá uma roda de conversa intitulada O Mundo Real não cabe em Wakanda, conduzida pelo babalorixá e antropólogo George Hora, que discutirá o racismo no Brasil e sua representação na mídia.

Encerramento com “Solos Marginais”

Nos dias 22 e 23 de novembro, às 20h, o festival encerra com o espetáculo Solos Marginais, dirigido por Marcelo Marques. A apresentação reúne quatro performances circenses de artistas negros — Codjo Kpade, Cauê Marques, Matheus Alcântara e Raquel Rocha — que abordam temas como protagonismo e identidade.

ANOTA AÍ
Festival das Artes Negras – De Palmares a Aroeira
Exposições: “Entre Olhares, Raízes e Memórias” e “Iyá Agba – As Matriarcas”
Data
: 15 de novembro (sábado)
Local: Museu Antropológico da UFG (Praça Universitária)
Horário: 19h

Cortejo do Tambores do Orum
Data
: 20 de novembro (quinta-feira)
Local: Campo de Futebol, no final da Av. Planície, Rua W7, Residencial Morada do Ipê, no Itatiaia.
Horário: 16h

Cine Ori com palestra do Babalorixá e antropólogo baiano George Hora
Data
: 21 de novembro (sexta-feira)
Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural, Rua 10 QdL Lt10 Residencial – Nossa Morada
Horário: 19h

“Solos Marginais”
Datas
: 22 e 23 de novembro (sábado e domingo)
Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural, Rua 10 QdL Lt10 Residencial – Nossa Morada
Horário: 20h

Por Mais Goiás

Você pode interessar!