
A Way Concessões arrematou a Rota Sertaneja, trecho que liga Minas Gerais a Goiás, após oferecer um desconto de 24,8% sobre a tarifa básica de pedágio, em leilão realizado nesta quinta-feira (6) na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Representada pela corretora Safra, a empresa superou as propostas do Consórcio Rota do Cerrado, liderado pelo fundo XP Infra V (com 20,36%), e da francesa Vinci Highways (com 20,11%).
O certame chegou a ir ao viva-voz, fase em que as concorrentes podem elevar suas ofertas até a definição do vencedor, mas nenhuma nova proposta foi apresentada. Durante a cerimônia, o ministro dos Transportes, Renan Filho, participou por videoconferência direto de Nova Olinda (TO) e usou um pedaço de madeira como martelo simbólico para oficializar o resultado.
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A Rota Sertaneja compreende a concessão das rodovias BR-153 e BR-262, que cortam os estados de Goiás e Minas Gerais e funcionam como um importante corredor logístico para o escoamento de produtos do agronegócio e da indústria regional.
Ao todo, o contrato prevê R$ 5,53 bilhões em Capex (investimentos em obras) e R$ 4,95 bilhões em Opex (custos de operação), abrangendo cerca de 530 quilômetros de extensão. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o projeto inclui 42 km de duplicação, 4 km de contornos, 31,8 km de faixas adicionais, 4 km de vias marginais, além da construção de 6 passarelas, 132 acessos, 146 pontos de ônibus e 5 passagens de fauna.
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A concessão contará com cinco praças de pedágio, sendo duas em Goiás — nas cidades de Piracanjuba e Itumbiara — e três em Minas Gerais, em Prata, Fronteira e Campo Florido.
Os estudos de viabilidade foram elaborados pela Infra S.A e aprovados pelo Ministério da Infraestrutura. No modelo de concessão adotado pelo governo federal, vence a empresa que oferecer o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. Quando o corte supera 18%, como ocorreu neste caso, o vencedor precisa realizar um aporte financeiro adicional, que é destinado integralmente à conta da concessão e utilizado em obras e melhorias não previstas inicialmente.
Por Mais Goiás
