Delúbio ganha fôlego político com apoio de lideranças históricas do PT – Blog Folha do Comercio

Home Educação Delúbio ganha fôlego político com apoio de lideranças históricas do PT

Delúbio ganha fôlego político com apoio de lideranças históricas do PT

de admin


COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Apoios de Pedro Wilson, Wolmir Amado e José do Carmo reforçam imagem de reconciliação e continuidade do petista em Goiás

Delúbio: apoios importantes (foto divulgação)

1
1
João Bosco Bittencourt

O professor e ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, tem ampliado significativamente a base política em Goiás. Nomes históricos do partido, como o ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson, o ex-reitor da PUC-GO e ex-candidato ao governo estadual Wolmir Amado e o professor José do Carmo, presidente do diretório petista na Cidade de Goiás, declararam apoio à pré-candidatura a deputado federal. O gesto é interpretado internamente como um movimento de reconciliação e reaproximação entre diferentes alas do partido no estado.

Além de atrair o respaldo de lideranças locais, Delúbio também articula alianças estratégicas no Entorno do Distrito Federal. Ele costura uma dobradinha com o ex-governador do DF Agnelo Queiroz e com a deputada federal Érika Kokay, que deve disputar o Senado em 2026. A parceria segue uma tradição eleitoral antiga entre PTs de Goiás e do DF, aproveitando a interligação política e demográfica entre as regiões, onde eleitores transitam entre os dois estados e frequentemente participam de campanhas conjuntas.

A movimentação reforça a tentativa de Delúbio de reconstruir a trajetória política com base em apoio orgânico e militante, apostando na memória histórica do PT goiano e na força do discurso de reabilitação. Nos bastidores, lideranças avaliam que o professor entra na corrida com bom potencial de mobilização, especialmente entre segmentos sindicalistas, da educação e das bases históricas do partido no interior.

Análise: A adesão de figuras de peso e a articulação no Entorno indicam que a pré-candidatura de Delúbio vai além de um projeto pessoal. Ela simboliza a tentativa do PT de reocupar espaços perdidos em Goiás, apostando em um nome que mantém forte identificação com a militância e capacidade de articulação.



Fonte https://www.maisgoias.com.br/politica/delubio-ganha-folego-politico-com-apoio-de-liderancas-historicas-do-pt/

Você pode interessar!