COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Reestruturação na segurança pública garante recorde histórico e consolida tendência de queda da criminalidade
Caiado com Daniel Vilela: “Segurança pública é governabilidade” (foto divulgação)
Goiás registrou, em outubro de 2025, o menor número de homicídios de toda a série histórica iniciada em 2016. Foram 57 casos, conforme dados do Observatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO). O resultado representa uma redução de 77,7% em comparação com outubro de 2016, quando o estado teve 256 homicídios, o maior número mensal já registrado.
Em 2016, foram 2.019 homicídios no total, e em 2017 o número chegou ao ápice da série histórica, com 2.272 casos. O cenário começou a mudar a partir de 2019, com a reformulação da política estadual de segurança. Houve ampliação de investimentos, modernização do sistema prisional, novos concursos públicos para as forças policiais, aumento do efetivo e valorização das carreiras.
Em 2024, o estado já havia alcançado o menor índice anual de homicídios da história, com 960 ocorrências. Para o governador Ronaldo Caiado, a conquista reflete o compromisso com a segurança e a governabilidade. “A segurança é a principal preocupação do brasileiro. Goiás passou por uma transformação completa desde 2019, e isso permitiu reduzir a criminalidade a níveis nunca vistos. Segurança pública é governabilidade, ela impacta todas as outras áreas”, afirmou.
Os dados, extraídos do sistema Qlik Sense (RAI) e atualizados em 3 de novembro, incluem casos de feminicídio na contagem total, conforme metodologia oficial da SSP-GO.
