Grupo se organizava no Discord e Telegram para promover desafios e competições para engajar adolescentes em atos violentos

Um adolescente foi apreendido, em Goiânia, suspeito de participar de uma rede criminosa que promovia automutilação e extremismo entre adolescentes de todo o Brasil. O mandado de internação provisória e busca e apreensão foi cumprido pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) nesta terça-feira (15) como parte da operação Adolescência Segura.
A investigação revelou que o grupo se organizava virtualmente por meio de plataformas criptografadas como Discord e Telegram, onde promoviam desafios e competições para engajar adolescentes em atos de automutilação coletiva, crueldade contra animais e incitação ao ódio. Além disso, os criminosos fomentavam discussões sobre potenciais ataques violentos e ofereciam recompensas para aqueles que se destacavam nas atividades ilegais.
A operação foi desarticulada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com forças de segurança de outros seis estados, incluindo Goiás, e o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além da apreensão do adolescente goiano, a ação resultou na prisão de duas pessoas e no cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.
Por orientação dos órgãos envolvidos e para evitar a reprodução de condutas perigosas, detalhes sobre como o grupo atuava não foram divulgados.
Por Mais Goiás