Adolescentes estão proibidos de fazer live no Instagram após novo recurso do aplicativo – Blog Folha do Comercio
Home Tecnologia Adolescentes estão proibidos de fazer live no Instagram após novo recurso do aplicativo

Adolescentes estão proibidos de fazer live no Instagram após novo recurso do aplicativo

de admin

Ferramenta faz parte do perfil de ‘Conta de adolescente’

Meta, dona do Instagram, anunciou que, nos próximos meses, as Contas de adolescentes, ou seja, aquelas voltadas para menores de 16 anos, receberão um recurso que impedirá que os jovens façam transmissões ao vivo nas redes sociais sem o consentimento dos pais. A novidade é mais uma tentativa de tornar as redes sociais menos danosas aos mais novos.

Há vários anos, a Meta é acusada por pais e especialistas de deteriorar a saúde mental de crianças e adolescentes. Em janeiro de 2024, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, compareceu a uma audiência com senadores americanos que discutia o impacto das redes sociais na segurança e privacidade de crianças e adolescentes. O executivo chegou a ‘pedir perdão’ aos pais que perderam seus filhos por consequência do mau uso das redes sociais. Ou seja, essas iniciativas são uma tentativa da empresa melhorar esse cenário e sua reputação.

Meta anuncia mais recursos de proteção para contas de adolescentes
Meta anuncia mais recursos de proteção para contas de adolescentes Foto: Jim Wilson/NYT

Desde o começo de 2025, a empresa conta com o recurso de Conta de Adolescente, que permite um maior controle dos pais sobre o que os filhos estão acessando na rede social. Assim, menores de 16 anos precisam de autorização para mudar qualquer configuração da conta. No caso das lives, se o adolescente quiser fazer uma transmissão ao vivo, também precisará do consentimento dos pais.

Junto com a proibição das transmissões ao vivo, a Meta também anunciou outro recurso de segurança. Agora, os adolescentes precisarão da permissão dos pais para desativar o recurso do Instagram que desfoca imagens com suspeita de nudez na caixa de mensagens.

Além disso, a empresa anunciou que, nos próximos meses, a Conta de Adolescente também estará disponível no Facebook e no Messenger.

Todos os recursos da Conta de Adolescente

Esses são os principais recursos da ferramenta volta para adolescentes.

  • Alteração para conta privada por padrão: nesse novo modo as contas de usuários até 16 anos são modificadas para o modo privado;
  • Restrição de mensagens: os adolescentes só recebem mensagens de seus seguidores ou daqueles que já tiveram interações;
  • Restrição de conteúdo sensível: as contas são incluídas nas configurações mais restritivas do Instagram, que limita conteúdos delicados como brigas e procedimentos estéticos, por exemplo;
  • Interações limitadas: os jovens só podem ser marcados ou mencionados pelas pessoas que seguem. Além disso, o recurso anti-bullying filtra palavras e comentários ofensivos;
  • Lembretes de limite de tempo: os adolescentes recebem notificações solicitando que saiam do aplicativo após 60 minutos de uso todos os dias;
  • Modo noturno: O modo noturno é ativado entre 22h e 7h, silenciando as notificações durante a noite e enviando respostas automáticas nas DMs.

Como obter o controle parental da conta do seu filho

Para que os pais acessem esse controle, basta que vão em Configurações e privacidade e acionem Supervisão parental. Dessa forma, terão acesso às configurações de seus filhos.

Caso o usuário deseje usar o Instagram da forma convencional, precisará da permissão dos pais para flexibilizar as configurações.

*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Por Estadão


Você pode interessar!