Prefeito quer trabalho conjunto com o Legislativo para resolver o problema da dívida herdada da gestão anterior, hoje orçada em mais de R$3,6 bilhões

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (24/3), para prestar contas do último quadrimestre de 2024. Durante a apresentação, Mabel ressaltou que é necessário “pulso firme” para recuperar Goiânia. A situação das finanças da Capital é grave e só será resolvida com trabalho conjunto com o Legislativo, segundo ele. “Quero ressaltar a nossa disposição de consertar isso junto com vocês (vereadores)”, disse Mabel durante a sessão.
Apesar de se tratar de um período em que ainda não era prefeito – o último quadrimestre é referente aos últimos meses da gestão Rogério Cruz -, Mabel visitou o Legislativo como um gesto de respeito e de manutenção de diálogo aberto com os parlamentares. O prefeito apresentou o rombo nas contas que recebeu do antecessor e destacou as as ações para recuperar o orçamento, destacando, por exemplo, o acerto de contas que está sendo feito na Comurg.
A dívida hoje da Prefeitura, segundo os técnicos do Paço Municipal, é superior a R$3,6 bilhões. A maioria deste montante não está contabilizada. Os gastos não foram empenhados pela gestão anterior.
Mabel disse que está renegociando com desconto as dívidas para sanear, o quanto antes, as contas municipais. “Eu já fiz várias negociações. Nós temos feito as negociações todas com 40% de desconto. Estamos priorizando algumas áreas, como saúde, e auditando e colocando dentro do orçamento”, destacou o prefeito.
Por Mais Goiás