Caiado assina acordo para início das atividades do Hospital Universitário de Catalão – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Caiado assina acordo para início das atividades do Hospital Universitário de Catalão

Caiado assina acordo para início das atividades do Hospital Universitário de Catalão

de admin
Caiado participa de assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre entidade vinculada ao MEC e Universidade Federal de Catalão (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (25/02), da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que viabiliza o início das atividades do Hospital Universitário de Catalão. A solenidade, realizada na unidade de saúde, contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Universidade Federal de Catalão (UFCat) e da prefeitura.

Com formação em medicina, Caiado destacou a importância da integração entre ensino e atendimento hospitalar para a qualificação dos profissionais da saúde.

“Vincular um hospital de média e alta complexidade a uma universidade do porte da UFCat, que é referência nacional, é um avanço significativo. Teremos monitores, professores e médicos altamente capacitados para cuidar da população e formar especialistas”, afirmou.

O governador também ressaltou que a unidade complementa a regionalização da saúde promovida pelo Estado desde 2019.

“Temos trabalhado para levar estruturas hospitalares a várias regiões de Goiás, garantindo atendimento de qualidade para a população. E essa iniciativa do ministro Camilo Santana, de credenciar o hospital à UFCat, é fundamental para o desenvolvimento da boa medicina”, pontuou.

Hospital Universitário

Construído pela prefeitura de Catalão, o hospital foi cedido à UFCat e será administrado pela Ebserh. Com a assinatura do acordo, serão iniciados os processos para aquisição de equipamentos e contratação de profissionais. De acordo com Camilo Santana, a previsão é de que o hospital entre em funcionamento no segundo semestre de 2025.

Construído pela prefeitura de Catalão, o hospital foi cedido à UFCat e será administrado pela Ebserh

“Esse será um marco importante, pois a unidade atenderá tanto o ensino e a pesquisa quanto a população, sendo integrada ao SUS”, destacou.

Estrutura e impacto regional

Durante a cerimônia, Caiado visitou as instalações do hospital, que conta com 12 mil metros quadrados de área construída. A unidade terá 150 leitos de internação clínica e cirúrgica, incluindo 20 UTIs adulto e 25 neonatal, além de ambulatório, centro cirúrgico e atendimento oncológico com quimioterapia. A parceria com a UFCat permitirá que o hospital se torne um polo de ensino e pesquisa na área da saúde.

O prefeito de Catalão, Velomar Rios, destacou que o hospital será um divisor de águas para a região, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas. O ex-prefeito Adib Elias lembrou que o terreno foi inicialmente destinado ao novo Paço Municipal, mas a gestão optou por construir o hospital. “Essa é a maior unidade hospitalar pública erguida no interior do Brasil nos últimos dois anos”, afirmou.

Arthur Chioro, presidente da Ebserh, reforçou a importância da cooperação entre município, Estado e União para consolidar a unidade como referência em alta complexidade na macrorregião centro-sudeste, que abrange 56 municípios.

“O hospital terá um papel essencial na formação de profissionais de saúde, além de ser referência no atendimento materno-infantil e oncológico”, frisou.

A reitora da UFCat, Roselma Lucchese, enfatizou o compromisso da universidade em contribuir para o desenvolvimento regional.

“Esse hospital reforça nosso papel de ampliar o acesso ao ensino e à saúde, garantindo atendimento de qualidade para a população mais vulnerável, que muitas vezes precisa buscar tratamento em outros estados”, concluiu.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Você pode interessar!