
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está desenvolvendo um projeto amplo em todo o estado com o objetivo de atualizar os profissionais que atuam na linha de frente das unidades públicas, filantrópicas e particulares no tratamento das arboviroses (grupo de doenças virais transmitidas por artrópodes, como mosquitos, carrapatos e aranhas).
A ação é dividida em três iniciativas e visa minimizar a ocorrência de casos graves e mortes por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, em especial a dengue.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás. Rasível Santos. acentua que a ação está sendo efetivada em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e com as Secretarias Municipais de Saúde.
“Unimos forças para prevenir as mortes evitáveis. É inadmissível que, ainda hoje, as pessoas adoeçam e morram devido à picada de um inseto”, pontua.
Material informativo sobre arboviroses
Uma das ações que compõem o projeto é a distribuição de material informativo sobre o manejo clínico para o tratamento e cura da dengue, chikungunya e zika.
Foram produzidos 90 mil cartões de acompanhamento do paciente com suspeita de dengue, 15 mil cartazes com o fluxograma de manejo clínico de dengue e 4 mil folhetos com o fluxo assistencial para unidades de pronto atendimento (UPA) e pronto socorro em situação de emergência.
Rasível Santos informa que o material será repassado às unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento (UPA), CAIS e hospitais públicos de todo o Estado.
“Temos a intenção de dotar todos os consultórios e salas de triagem espalhadas pelo território goiano com esse material informativo”, destaca o titular da SES-GO. Ele enfatiza que o êxito no tratamento das doenças transmitidas pelo Aedes está relacionado ao diagnóstico precoce e à hidratação adequada.
Capacitações on-line
O projeto desenvolvido pela SES-GO também contempla a atualização de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e gestores por meio de capacitações sobre manejo clínico dos pacientes com arboviroses.
Os cursos, realizados no formato on-line, estão sendo transmitidos ao vivo nas tardes de quinta-feira (14 horas), pelo canal da SES-GO no YouTube. Todo o conteúdo fica disponível na plataforma para os profissionais que não tiveram condições de assistir a apresentação ao vivo.
Sala de Matriciamento para casos de dengue
Como parte do projeto, a SES-GO está implantando um canal para Matriciamento aos profissionais de saúde para Casos de Dengue. A ação será desenvolvida em seis unidades hospitalares, cada uma dotada de uma Sala de Matriciamento, apta a receber ligações dos profissionais que necessitarem de suporte para esclarecer dúvidas em relação a manejo clínico de pacientes com dengue
As Salas de Matriciamento estão instaladas em hospitais, cada um localizado em uma Macrorregião. Elas estão funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 18 horas. Rasível Santos enfatiza que a SES-GO vai apoiar os profissionais que estão na ponta, cuidando das pessoas, para que eles tenham mais segurança na hora da conduta do paciente.
Unidades Matriciadas
- Hospital Estadual de doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) – Goiânia
- Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad, (HEF) – Formosa
- Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) – Jataí
- Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) – Uruaçu
- Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) – Aparecida de Goiânia
- Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) – Goiânia
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás