Comércio varejista goiano tem maior crescimento em 12 anos – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Comércio varejista goiano tem maior crescimento em 12 anos

Comércio varejista goiano tem maior crescimento em 12 anos

de admin
Comércio varejista goiano tem alta histórica no acumulado do ano de 2024 (Foto: Acervo IBGE)

O volume de vendas no comércio varejista goiano registrou uma alta histórica de 6% no acumulado de 2024 (janeiro a dezembro), superando a média nacional, que foi de 4,7%.

Este é o maior crescimento do setor em 12 anos no estado de Goiás.

Em dezembro, em comparação com o mês anterior, o resultado também foi positivo, com uma variação de 1,3%, marcando a segunda maior alta do ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (13/02).

“Os resultados extremamente positivos do comércio em 2024 reforçam tanto o poder de compra do goiano quanto a confiança do consumidor no comércio varejista de Goiás, refletindo o dinamismo e a força de nossa economia, que vem se destacando nacionalmente com índices acima da média”, destacou o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC-GO), Joel de Sant’Anna Braga Filho.

As atividades que contribuíram para o desempenho positivo dos índices em 2024 incluem:

  • artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (23,6%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (9,3%);
  • outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,7%);
  • eletrodomésticos (6,2%);
  • e móveis e eletrodomésticos (3,0%).

Em Goiás, o destaque foi para a atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que detêm o maior peso mensal e acumulam uma alta de 8,4% no ano. Este setor foi o principal responsável por impulsionar o crescimento do comércio varejista no estado.

O comércio varejista ampliado de Goiás, por sua vez, registrou uma alta de 9,4% no acumulado de 2024. O destaque foi o setor de veículos, motocicletas, partes e peças, que fechou o ano com um crescimento de 23%.

Brasil

Em nível nacional, as vendas no comércio varejista cresceram 4,7%.Em dezembro de 2024, em relação a novembro, as vendas no comércio no país apresentaram uma variação negativa de 0,1%. Já a média móvel trimestral mostrou uma variação nula (0,0%) no trimestre finalizado em dezembro.

Sobre a PMC

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás

Você pode interessar!