A apreensão ocorreu em pleno período da piracema, que segue até 28 de fevereiro de 2025

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga com 1,2 tonelada de peixes, que estavam sendo transportados de forma irregular em uma caminhonete que trafegava pela BR-153, em Goiás. A abordagem ocorreu após uma caminhonete ser flagrada realizando uma ultrapassagem perigosa na ponte do Rio das Almas, no município de Nova Glória, na região Norte do estado.
Durante a fiscalização, os agentes verificaram que a documentação do veículo estava regular. No entanto, na carroceria da caminhonete, encontraram a carga de peixes das espécies pintado, piau e caranha.
Ao ser questionado, o motorista, que não possuía nenhuma documentação da carga, não soube informar a procedência. Além disso, o transporte estava sendo feito em um veículo inadequado e em condições impróprias.
Período da Piracema vai até o dia 28 de fevereiro
A apreensão ocorreu em pleno período da piracema, que segue até 28 de fevereiro de 2025, quando a pesca de diversas espécies é proibida para preservar a reprodução dos peixes. O motorista foi autuado, e a PRF acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as providências cabíveis em relação à carga apreendida.
As regras que precisam ser seguidas estão na instrução normativa 02/2020, editada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Nesse período, são permitidas apenas a pesca esportiva, na modalidade pesque-e-solte, e a pesca de sobrevivência para populações ribeirinhas, respeitados os limites de 5kg por pescador e com a obrigação de consumo no próprio local,
Por Mais Goiás