Brasil espera equilíbrio de relator de comissão da OEA – 11/02/2025 – Painel – Blog Folha do Comercio
Home Brasil Brasil espera equilíbrio de relator de comissão da OEA – 11/02/2025 – Painel

Brasil espera equilíbrio de relator de comissão da OEA – 11/02/2025 – Painel

de admin


O Brasil espera um relatório equilibrado da delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que veio ao país investigar a situação da liberdade de expressão, apesar de o tema ter sido politizado, sobretudo por bolsonaristas.

Relator do órgão, o colombiano Pedro Vaca Villarreal chegou ao país no último domingo (9) para uma série de reuniões com integrantes dos Três Poderes e de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que veem um clima de censura e perseguição por parte, principalmente, do Judiciário.

O relator já esteve com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e com deputados federais de direita, como Marcel van Hattem (Novo-RS), Gustavo Gayer (PL-GO), Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP). Também terá encontros com representantes de ministérios do governo Lula, entre outros.

Após deixar o Brasil, no final desta semana, ele produzirá um relatório com suas conclusões e recomendações sobre o tema, que poderá ser contestado e comentado por representantes do Estado brasileiro.

A expectativa no governo brasileiro é que o documento, que ainda deve levar meses para ser divulgado, seja técnico, mesmo que acate algumas das preocupações externadas pelos bolsonaristas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte https://redir.folha.com.br/redir/online/poder/rss091/*https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/02/brasil-espera-equilibrio-de-relator-para-liberdade-de-expressao-de-comissao-da-oea.shtml

Você pode interessar!