Onze pessoas são detidas em investigação de incêndio que matou 79 na Turquia – Blog Folha do Comercio
Home Crime Onze pessoas são detidas em investigação de incêndio que matou 79 na Turquia

Onze pessoas são detidas em investigação de incêndio que matou 79 na Turquia

de admin

De acordo com a imprensa turca, a ausência de alarme de incêndio no hotel Grand Kartal, entre outras negligencias, explicam o grande número de vítimas

Turquia começou a enterrar nesta quarta-feira, 22, os 79 mortos na véspera no incêndio de um hotel de luxo na estação de esqui de Kartalkaya, em meio a acusações de negligência.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, compareceu em Bolu, a capital provincial, ao funeral de oito membros da família de um ex-deputado do AKP, seu partido.

Sobreviventes relataram na terça-feira a ausência de alarme de incêndio e portas corta-fogo no hotel. Onze pessoas, incluindo o vice-prefeito de Bolu, o chefe dos bombeiros da cidade, o dono do estabelecimento, o gerente e um eletricista, foram detidas no âmbito da investigação iniciada pelo Ministério da Justiça conduzida por seis promotores.

Incêndio em resort de esqui matou 79 pessoas.
Incêndio em resort de esqui matou 79 pessoas. Foto: Francisco Seco/AP

Após análises de DNA, o Ministério Público de Bolu anunciou que 79 pessoas morreram no incêndio, revisando para cima o balanço anterior de 76 mortos. Cerca de 20 pessoas permanecem internadas em Bolu, a 35 km da estação de Kartalkaya, no centro do país.

De acordo com a imprensa turca, a ausência de alarme de incêndio no hotel Grand Kartal, entre outras negligencias, explicam o grande número de vítimas.

A busca por possíveis vítimas prosseguiu nesta quarta-feira no grande prédio de 12 andares, cuja fachada foi enegrecida pelo fogo.

Famílias inteiras estavam hospedadas neste estabelecimento de luxo, a duas horas de Ancara, coincidindo com as férias escolares na Turquia.

Familiares e amigos compareceram ao funeral das vítimas de incêndio nesta quarta-feira.
Familiares e amigos compareceram ao funeral das vítimas de incêndio nesta quarta-feira. Foto: Ugur Yildirim/Dia Photo via AP

A direção do hotel ofereceu suas condolências e expressou “seu pesar” em um comunicado, assegurando que “cooperará com as autoridades para esclarecer este acidente”. O hotel de luxo estava praticamente cheio, com 238 clientes registrados.

De acordo com o Ministério do Turismo, o hotel foi “revisado” pelos bombeiros em 2021 e 2024, mas vários veículos da imprensa turca afirmam que a última inspeção aconteceu em 2007./AFP.

Por Estadão


Você pode interessar!