“Temos toda uma preparação antes”, explicou o empresário Paulo Guido; autoridades desaconselham a prática
O empresário Paulo Guido, de 53 anos, foi filmado nesta terça-feira (14) surfando nas águas do Rio Doce, em Governador Valadares. O vídeo mostra Guido, que tem 40 anos de experiência no surfe, enfrentando a correnteza intensificada pela cheia do rio devido ao período chuvoso. A prática foi desaconselhada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros local.
Guido começou a surfar em 1985 no mar, mas adaptou sua paixão para as águas do Rio Doce. “Temos toda uma preparação antes, consultamos o nível da água, conforme o volume. E sempre estamos acompanhados de um parceiro, também experiente”, explicou o empresário.
Alerta
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros alertaram para os riscos da prática, especialmente em períodos de cheia. Além do perigo das correntezas, a água do Rio Doce pode estar poluída e inadequada para atividades como banho e surfe.
Homem é filmado surfando na cheia do Rio Doce, em Governador Valadares; vídeo
Durante uma uma enchente provocada pelo tufão Vamco, que atingiu as Filipinas, um rato “surfista” foi filmado tentando se salvar em cima de um pedaço de madeira. A filmagem foi feita nas ruas inundadas da cidade de Marikina.
De acordo com o site The Sun, a enchente alcançou dois metros de profundidade na região. Segundo a publicação, os espectadores da cena acreditam que, após a filmagem, o roedor conseguiu escalar um telhado e se salvar.
“Ele é um sobrevivente. Ele parece estar com frio e tremendo [na filmagem], mas é muito inteligente“, disse Yamzon Santos, um morador de Marikina.
Por Mais Goiás