As principais reclamações dos consumidores incluem a não entrega dos veículos, cobranças indevidas e a devolução de valores de cautela
Uma empresa que atua com locação e venda de motos em Goiânia teve suas atividades suspensas na quinta-feira (9) durante uma fiscalização do Procon, com apoio da Polícia Militar. O órgão recebeu denúncias de consumidores que estavam na porta da empresa, exigindo soluções para problemas como a entrega de veículos, cobrança indevida de renovação contratual e a devolução de valores de caução.
De acordo com as reclamações, no plano de venda de veículos, os contratantes poderiam ficar com a moto após o término do contrato de aluguel, que dura de 1 a 2 anos. No entanto, problemas no sistema de envio de documentos dificultaram a transferência da moto para o consumidor, e a empresa não ofereceu suporte adequado.
Além disso, muitos consumidores relataram falta de transparência na renovação dos contratos, sendo obrigados a continuar pagando as despesas do veículo, mesmo após o término do contrato.
Outras denúncias incluem a exigência de valores de caução no momento da assinatura dos contratos, com a promessa de devolução ao fim do acordo. Contudo, em diversos casos, os valores não foram reembolsados, e as motos não foram entregues.
Por conta das práticas abusivas e do não cumprimento das cláusulas contratuais, o Procon Goiás determinou a suspensão temporária das atividades da empresa em todo o estado. Durante este período, a empresa está proibida de firmar novos contratos, mas pode continuar atendendo aos contratos já vigentes. A empresa só poderá retomar a venda de novos planos após solucionar as irregularidades identificadas.
Os consumidores que desejarem fazer denúncias podem entrar em contato com o Procon pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior), ou ainda registrar reclamações presenciais ou por meio do Procon Web (proconweb.ssp.go.gov. br).
Por Mais Goiás