Líder político é reconhecido por seu apoio à tradição centenária, que, com o novo e importante título de Patrimônio Imaterial, poderá se tornar um dos maiores eventos do Brasil
O deputado estadual Jamil Calife (PP) foi homenageado em um evento realizado na Prefeitura Municipal de Catalão como forma de reconhecer sua dedicação à Festa do Rosário, uma das tradições mais importantes de Catalão e da região.
O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o prefeito Velomar Rios (MDB), o presidente da Câmara Municipal, Jair Humberto (SD), e representantes da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e do reinado.
O Rei Keiber Francisco Inês, líder do reinado catalano, também expressou seu reconhecimento ao deputado. “Quantos deputados já tivemos e nunca nenhum teve esse olhar por nós! Por isso, para o senhor, deputado Jamil, eu tiro a coroa e te reverencio!”, destacou, emocionado.
A presidente da Irmandade, Ana Cristina, e os generais Eduardo Camilo, Laudimito da Silva e Ronaldo Ribeiro, que representaram todos os capitães e membros das congadas, também ressaltaram a importância do título e o empenho do deputado em buscar o reconhecimento que é o anseio de muitas gerações.
O prefeito Velomar Rios, acompanhado da primeira-dama Neuza Rios, iniciou seu pronunciamento destacando a importância de Catalão se consolidar como a capital das congadas:
“Vi na TV, um desses dias, um prefeito de uma cidade mineira falando sobre sua cidade ser a capital da congada, porque lá há 12 ternos de Congo. E fiquei pensando como mostrar que a verdadeira capital da congada é Catalão, que tem 25 ternos de Congo. Aí, o Robson, meu assessor de Comunicação, me mostra esse certificado do título, que foi conquistado pelo nosso deputado Jamil Calife. Esse é, sem dúvida, um passo importante para esse objetivo e muitos outros que virão através desse reconhecimento”, afirmou Velomar.
Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Humberto, destacou a importância do apoio do deputado Jamil à festa:
“O deputado tem sido a voz da nossa região na Assembleia e, agora, mostra uma sensibilidade incrível ao valorizar essa festa. É importante para nós essa valorização, porque essa é uma festa centenária e de resistência. Esse grande passo está sendo dado pelo nosso deputado, que está colocando a Festa do Rosário no lugar que ela merece, se tornando um dos maiores eventos do Brasil.”
Por fim, o deputado Jamil Calife, visivelmente emocionado, agradeceu o reconhecimento e ressaltou a importância de todos os presentes para a realização da festa.
“Fico muito honrado por estar recebendo esse reconhecimento. Me sinto um instrumento de tudo isso. E tudo o que for de interesse da nossa região e nossa gente, estarei buscando. Todo mundo fala das festas: das Cavalhadas, da festa do Divino Pai Eterno, mas a Festa do Rosário e sua congada não tinham o mesmo reconhecimento. Mas agora, acredito que, com esse título tão importante de Patrimônio Imaterial de Goiás, isso irá mudar. A gente enxerga o que tem de melhor e potencializa”, disse Calife.
O evento, que reuniu autoridades e integrantes da congada, marcou um momento especial de celebração e valorização da cultura local, consolidando a Festa do Rosário como um patrimônio de grande relevância para Catalão e para o Brasil.
Homenagem
Representando todos os capitães, Saulo, que é capitão do Catupé Prata, presenteou o deputado com a imagem da virgem padroeira de Catalão.
“Que Nossa Senhora possa fazer por você, deputado, tudo o que o senhor fez por Ela, por nós e pela história dos nossos antepassados.”