O ministro Rui Costa (Casa Civil) viaja para São Paulo na tarde desta segunda-feira (15) para encontrar o presidente Lula (PT), que recebeu alta hospitalar no domingo.
O chefe da Casa Civil é o segundo ministro a encontrar Lula, desde que teve de passar por uma cirurgia de emergência na cabeça para contar uma hemorragia. Fernando Haddad (Fazenda) esteve pela manhã na casa do presidente em São Paulo.
“O ministro Rui Costa deve decolar para São Paulo antes das 13h, desta segunda, para encontrar o presidente Lula. Ele retorna para Brasília ainda hoje. O horário do retorno dependerá do andamento da agenda na capital paulista”, diz nota da Casa Civil.
Costa deve despachar com Lula sobre temas importantes do governo nesta semana. Como a Folha mostrou na semana passada, diante da ausência de Lula, ministros Rui Costa, Fernando Haddad, Jorge Messias (AGU) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) assumiram a dianteira das negociações para destravar emenda e dar seguimento ao pacote de gastos.
Na saída da casa de Lula, Haddad disse a jornalistas que o presidente fez um apelo para que as medidas fiscais em análise no Congresso não sejam desidratadas.
Ao longo desta terça-feira (10), integrantes do governo disseram que a cirurgia de emergência de Lula e seu afastamento de Brasília não afetam o andamento das propostas prioritárias do Executivo.
De acordo com auxiliares, Lula fez o que poderia ter feito ao se comprometer com o pagamento das emendas e pedir esforço para votação do pacote, em reunião com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
O encontro ocorreu na tarde de segunda (9) e Lula, inclusive, saiu de lá com queixas de dor de cabeça e mal-estar para realizar o exame, que mostraria a hemorragia cerebral. O presidente teve de fazer um procedimento de emergência, em São Paulo.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.