Seis policiais militares e um civil são presos em operação contra milícia no Brás – Blog Folha do Comercio
Home Brasil Seis policiais militares e um civil são presos em operação contra milícia no Brás

Seis policiais militares e um civil são presos em operação contra milícia no Brás

de admin

Operação Aurora investiga grupo suspeito de extorquir comerciantes informais, muitos deles imigrantes, no Centro de São Paulo

Seis policiais militares e um policial civil foram presos nesta segunda-feira, 16, em uma operação conjunta do Ministério Público de São Paulo e das corregedorias da Polícia Militar e da Polícia Civil. Os agentes são suspeitos de envolvimento em um esquema de extorsão a comerciantes na região do Brás, no Centro de São Paulo.

A investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), braço do Ministério Público, apontou que os policiais agiam como uma milícia, dividindo o território e exigindo pagamentos de vendedores informais, muitos deles imigrantes.

Esses pagamentos eram cobrados a título de “luva”, em troca de autorização para os comerciantes se instalarem na região, e também semanalmente.

Conhecida pelo comércio de vestuário, a região do Brás tem alto índice de informalidade. Segundo o MP, como não têm acesso a linhas de crédito, os comerciantes de região pegavam dinheiro emprestado com agiotas para pagar os policiais e, muitas vezes, esses próprios agentes eram contratados para fazer as cobranças.

Operação Aurora cumpre 15 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão.
Operação Aurora cumpre 15 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão. Foto: André Lessa/AE

Testemunhas ouvidas na investigação relataram que os comerciantes que não pagam o valor cobrado são ameaçados de morte, agredidos e retirados dos pontos de venda.

Os investigadores apontam que a CoopsBrás, fundada supostamente para apoiar comerciantes da região, era uma cooperativa de fachada usada no esquema de extorsão.

Por Estadão


Você pode interessar!