Não existe um diagnóstico sobre o que motivou a alteração na dinâmica desse crime; dados completos só devem ser divulgados no começo de 2025
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vem identificando uma queda nos números parciais de roubos de carga nos últimos meses no País. As estatísticas de criminalidade só devem ser fechadas no começo do ano que vem e divulgadas no Mapa da Segurança Pública 2025, mas a tendência chamou a atenção da equipe técnica.
Não existe um diagnóstico sobre o que motivou a alteração na dinâmica desse crime, se é resultado da eficácia de políticas públicas de enfrentamento ao crime ou uma mudança de estratégia de organizações criminosas. Por outro lado, indicadores de violência doméstica continuam alarmantes.
Até 2023, o Brasil não tinha uma compilação nacional oficial dos dados de segurança pública, a compilação e divulgação dos dados ficava a cargo da sociedade civil, principalmente com o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Atlas da Violência, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados agora são divulgados pelo MJSP.
Por Estadão