O Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar (PM) apreendeu quase 4 mil cigarros eletrônicos contrabandeados que seriam distribuídos na região metropolitana de Goiânia. A Operação Protetor foi realizada na quarta-feira (13).
Segundo a corporação, a apreensão ocorreu durante ação de divisas na Região Sul de Goiás. Durante abordagem a um ônibus interestadual de passageiros, os policiais encontraram os cigarros eletrônicos que foram contrabandeados da China, com passagem no Paraguai e posterior envio clandestino para o Brasil.
Além dos vapes, os agentes também apreenderam 50 iPhones, além de 282 unidades de perfumes e cosméticos, ambos oriundos do crime de descaminho. A corporação avalia que os itens apreendidos somam mais de R$ 650 mil.
Não tiveram prisões e a PM não informou sobre possíveis suspeitos. Os produtos apreendidos foram encaminhados para a Receita Federal.
Cigarros eletrônicos
Vale citar, desde 2009, os cigarros eletrônicos não podem ser vendidos no País. Ainda assim, eles são fáceis de encontrar no comércio ou online.
Em abril deste ano, os diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiram, por unanimidade, manter a proibição da comercialização dos vapes. Eles citaram, como justificativa, o aumento do fumo entre os jovens; o potencial de dependência; a ausência de estudos no longo prazo sobre riscos e efeitos; além dos impactos na política de controle do tabaco no País.
Por Mais Goiás