Média de abstenção no país foi de 30,6%. Apesar dos índices, houve queda no número de faltosos
O estado de Goiás registrou mais de 30% de abstenção no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado no domingo (10/11). Apesar de ser um pouco acima da média nacional, o percentual é menor do que o registrado na edição anterior.
Neste ano, dos 150.770 goianos inscritos no Enem, 31,8% não compareceram para responder ao exame no segundo dia de prova. Goiás foi o décimo estado com maior número de abstenção nesta edição.
No Brasil, a média de faltosos do segundo dia foi de 30,6%. No último dia de Enem os estudantes fizeram provas de ciências exatas e ciências da natureza.
Redução de abstenção no Enem em Goiás
Em 2023, dos 149.125 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio em Goiás, 52.809 não compareceram no segundo dia de provas. O que correspondeu a 35,41% do total.
À época, Goiás foi o sétimo estado com maior número de abstenção no Enem 2023 no país. No Brasil, o índice de abstenção no último dia de provas em 2023 foi de 32%, o que representou 1.258.857 faltosos.
A queda no número de faltosos pode ser observada em Goiás e também na média nacional.
Gabarito Oficial
Em coletiva de imprensa realizada na noite de domingo (10/11) para falar sobre o balanço preliminar da aplicação do Enem 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, anunciaram que haverá antecipação na publicação dos gabaritos e provas do Enem 2024 para esta semana. A previsão anterior era dia 20 de novembro.
O resultado oficial do Enem 2024 está previsto para ser divulgado em 13 de janeiro de 2025.
Reaplicação do Enem
O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será de 11 a 15 de novembro. Quem foi prejudicado por problemas logísticos ou acometido por doenças infectocontagiosas previstas no edital pode pedir, por meio da Página do Participante, para fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a aplicação do exame nos dias 3 e 10 de novembro.
Quem faltou a qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital não tem direito à reaplicação. O participante será considerado ausente e as notas das provas realizadas servirão apenas para autoavaliação.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Por Mais Goiás