O deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ), ex-presidente do Flamengo, encomendou um estudo sobre a eficiência alocativa das emendas parlamentares que deve ficar pronto em 2025 e deve servir de base para subsidiar a elaboração de políticas voltadas a reduzir o custo Brasil.
O estudo será elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e vai fazer a análise da alocação dos recursos a partir de 2015. Também serão feitas análises dos gastos públicos derivados dessas emendas em políticas de saúde, educação e programas de geração de emprego e renda.
A ideia é que as informações sirvam de subsídio ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e ao Congresso para a formulação e execução de políticas para melhorar o ambiente de negócios e reduzir o custo Brasil.
“É inaceitável uma execução orçamentária ineficiente, que tanto prejudica a efetividade das políticas públicas e a confiança da população em nos representantes e nas instituições democráticas”, afirma Bandeira de Mello.
“A encomenda deste estudo visa assegurar maior transparência e eficácia das emendas parlamentares, garantindo que os recursos públicos sejam alocados de maneira justa e produtiva. Precisamos reformular nossos métodos para que cada real gasto traga benefícios reais à saúde, educação e à geração de emprego e renda.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.