Turismo em Goiás tem segundo maior crescimento do país em abril – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Turismo em Goiás tem segundo maior crescimento do país em abril

Turismo em Goiás tem segundo maior crescimento do país em abril

de admin


No mês de abril, a atividade turística em Goiás cresceu 5,7% em comparação a março, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi a segunda maior variação entre os estados brasileiros.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral, atribui este crescimento aos investimentos do governo de Goiás e ao empreendedorismo dos agentes turísticos. “Além de todos os nossos principais atrativos turísticos como Caldas Novas e Rio Quente, Rio Araguaia, Cavalhadas, eventos religiosos e tantos outros, apostamos também em atividades pouco exploradas como rota de queijos e vinhos, rota de observatório de pássaros e pesca esportiva. Tanto que, dos 246 municípios, 86 estão no mapa do turismo brasileiro, reconhecidos pelo governo federal”, explicou Amaral.

O prefeito da cidade de Goiás, Anderson Gouveia, destacou a diversidade de eventos como fator impulsionador do turismo. “São eventos como o Fica, que acaba de ser realizado em Goiás, o Canto da Primavera em Pirenópolis, o TenPo em Porangatu e as cavalhadas em diversos municípios, além das belezas naturais, que vão impulsionando o turismo”, disse ele. No longo prazo, o turismo em Goiás registrou um crescimento de 4,7% em relação ao período pré-pandemia.

Mapa do Turismo

O novo Mapa do Turismo 2024 de Goiás agora inclui 86 municípios em 12 regiões turísticas: Ouro, Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Encantos do Planalto Central, Negócios e Tradições, Lagos do Paranaíba, Pegadas no Cerrado, Terra Ronca, Serra da Mesa e Vale do Araguaia. 

Treze municípios saíram do Mapa por não cumprirem os requisitos exigidos pelo Ministério do Turismo, como Bonfinópolis, Santa Cruz de Goiás, Goiandira, Novo Gama e Teresina de Goiás. Por outro lado, quatro cidades entraram para a nova configuração: Anhanguera, Catalão, Cidade Ocidental e Campinorte.

Para entrar ou permanecer no Mapa do Turismo, a gestão municipal deve comprovar a existência de um órgão ou entidade responsável pela atividade turística, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual, possuir um Conselho Municipal de Turismo ativo e participar de uma Instância de Governança Regional. Os dados enviados pelos municípios foram validados pela Goiás Turismo e homologados pelo Ministério do Turismo. Os gestores municipais podem consultar e obter o certificado de adesão no site: mapa.turismo.gov.br.

O Mapa do Turismo Brasileiro, parte do Programa de Regionalização do Turismo, define as áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas pelo Ministério do Turismo. Este mapeamento permite uma visão ampla do potencial turístico, facilitando a gestão e distribuição eficaz de recursos. “Ele possibilita ao poder público a identificação das necessidades de investimentos e ações de promoção para cada região turística do estado”, afirmou Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo.

Luciano Guimarães, coordenador de estruturação de destinos e produtos turísticos da Goiás Turismo e interlocutor do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, acrescentou que o recorte territorial estimula os municípios a se organizarem através de regiões com características similares, fortalecendo a política pública local. “Todo município tem que fazer a lição de casa. São critérios obrigatórios a se cumprir. Alguns estão comemorando seja por entrar, pela primeira vez, para o Mapa ou por voltar a fazer parte dele”, afirmou Guimarães.



Você pode interessar!