Mais um partido anunciou apoio à candidatura do governador Ibaneis Rocha (MDB) à reeleição. O PROS confirmou a aliança com o chefe do Executivo local, na noite de quarta-feira (27), durante a pré-convenção da legenda, que ocorreu na sede da sigla, no Lago Sul.
A proximidade não é recente. Um dos aliados de Ibaneis, o ex-secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, é filiado ao PROS e se afastou do cargo para disputar a eleição a deputado distrital.
“É um partido importante, tem um deputado distrital, que é o Fernando Fernandes, e conseguiu montar uma boa nominata de distritais e federais e isso nos ajuda também, engrossando as fileiras para que a gente possa marchar rumo à reeleição”, disse Ibaneis durante o encontro.
Depois do impasse com os Arruda e a intervenção do Palácio do Planalto, o governador anunciou em 19 de julho a chapa com Flávia Arruda (PL) como candidata ao Senado, e o marido dela, José Roberto, a deputado federal. Com isso, o destino político da então aliada, a ex-ministra Damares Alves (Republicanos), que se lançaria ao Senado, está incerto.
Como candidata a vice-governadora, Ibaneis escolheu a deputada federal Celina Leão (PP). Desde então, o MDB já firmou aliança com outras siglas, como Republicanos, PTB e Agir 36.
A convenção partidária do MDB, que vai confirmar a candidatura de Ibaneis, está marcada para este domingo (31), no Centro de Convenções. Na ocasião, PL, PP e Patriota também farão suas reuniões no mesmo local, mas em salas separadas. No final de cada encontro partidário, os dirigentes devem se reunir para anunciar a chapa conjunta.
O atual governador lidera as pesquisas de intenção de voto no DF. O mais recente levantamento da Real Time Big Data aponta que Ibaneis tem 35% da preferência dos eleitores, seguido por Reguffe (União Brasil), que contabilizou 21% das respostas estimuladas, e Leandro Grass (PV), com 8%.