Letalidade policial em Goiás tem redução pelo quarto ano consecutivo – Blog Folha do Comercio

Home Últimas Letalidade policial em Goiás tem redução pelo quarto ano consecutivo

Letalidade policial em Goiás tem redução pelo quarto ano consecutivo

As intervenções policiais que resultaram em mortes em Goiás estão em declínio desde 2022, quando foram documentados 535 casos. São 76 mortes a menos comparado a 2021, cujo número foi 611. Em 2023 os números apontam 517 ocorrências fatais e, em 2024, houve uma queda expressiva para 373.

de admin

Letalidade policial em Goiás tem redução por 4 anos consecutivos

Enquanto a letalidade policial cresceu em 17 estados do Brasil, Goiás se mantém na rota contrária, registrando quedas consecutivas no número de intervenções fatais há 4 anos. Cronologicamente, as forças de segurança pública goianas têm correspondido aos investimentos promovidos sob comando do governador Ronaldo Caiado que priorizou:

  • Integração;
  • adoção de serviços de inteligência;
  • reforço de pessoal.

As intervenções policiais que resultaram em mortes em Goiás estão em declínio desde 2022, quando foram documentados 535 casos. São 76 mortes a menos comparado a 2021, cujo número foi 611. Em 2023 os números apontam 517 ocorrências fatais e, em 2024, houve uma queda expressiva para 373.

No ano passado, Goiás contabilizou o menor número de mortes da série histórica iniciada em 2019, com 364 casos e queda de 2,4%.

Queda da letalidade policial

A redução consolidada nos últimos 4 anos aponta uma redução de 40,4% na letalidade policial em solo goiano.

Para o governador Ronaldo Caiado, os dados endossam que é possível equilibrar a autoridade da lei e o controle do uso da força letal.

“Temos que garantir disciplina e respeito, não para perseguir, mas para fortalecer a instituição que protege a sociedade. Nesse sentido, temos trabalhado para equipar e valorizar as polícias, dando-lhes condições de ação e mecanismos de controle interno que preservem a ética”, afirma o governador.

Com a injeção de recursos em equipamentos de ponta e em sistemas de videomonitoramento integrados, o policial que atua na linha de frente de combate ao crime passou a contar com um suporte de informações que permite abordagens mais assertivas e seguras, tanto para o agente quanto para o cidadão.

“Cada ação conjunta, cada operação planejada e cada política pública implementada demonstram a capacidade do Estado de romper com a criminalidade organizada”, acrescenta Caiado.

Comparativo nacional

A cada ocorrência fatal registrada em solo goiano, 4,3 ocorrem na Bahia, estado cuja quantidade de pessoas mortas por força policial chegou a 1.569 em 2025, maior letalidade no Brasil.

Os estados do Rio de Janeiro (798), Pará (634) e Paraná (426) estão no topo da contagem de mortes cometidas por policiais. Em todo o Brasil, foram 6.519 casos, um crescimento de 4,5% no mesmo período.

Saiba mais

Governo recebe homenagem de organização internacional de segurança pública

Segurança pública tem recorde de apreensões em Goiás

Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

 

Você pode interessar!