O jornalista Eduardo Scolese lança neste sábado (27) o livro “1.461 Dias na Trincheira – o Dia a Dia sob Bolsonaro no Relato do Editor de Política da Folha de S.Paulo”.
O evento ocorrerá na livraria Megafauna, no centro da capital paulista, às 16h. Haverá sessão de autógrafos e um bate-papo com o autor e o jornalista Naief Haddad.
Na obra, Scolese reúne bastidores da cobertura da Folha durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022), período marcado por ataques à imprensa, pela pandemia da Covid-19 e pelo impacto da crise sobre a saúde mental dos jornalistas.
Segundo o autor, os meses de março e abril de 2020 foram os mais difíceis destes quatro anos. Nesse intervalo, Bolsonaro passou a atacar o Judiciário e o Legislativo com mais veemência e também elevou o tom das críticas à imprensa. Foi ainda o momento de início da pandemia e do deslocamento dos jornalistas para o home office.
Com “1.461 Dias na Trincheira”, um dos seus objetivos principais é mostrar como funciona a Redação da Folha, especialmente quando está sob pressão.
“Como surgiram teorias da conspiração na época, achei importante apresentar esses bastidores. O dia a dia é duro e sempre com o objetivo de fazer um jornalismo crítico e imparcial.”
A obra, publicada pela editora Autêntica, custa R$ 79,80 (impresso) e R$ 55,90 (e-book).