CUIDADOS
Situação é considerada delicada por médicos
Saúde de Bolsonaro dificulta envio do ex-presidente para a Papuda (Foto: Reprodução)
O quadro de saúde na região abdominal de Jair Bolsonaro (PL) deve impedir que ele seja enviado para uma cela especial na Papuda. Isso, porque a situação é considerada delicada por médicos, inclusive, próximos aos servidores da Corte. A preocupação, inclusive, supera o recém-descoberto câncer de pele.
Conforme apurado pelo colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, a tendência do Supremo Tribunal Federal (STF) era enviar o ex-presidente, condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe e crimes relacionados, para a Papuda. A ideia era demonstrar que não haveria privilégio. Devido à saúde de Bolsonaro e à necessidade de cuidados médicos para eventuais deslocamentos, a prisão domiciliar pode ser mantida.
Ainda não se sabe, contudo, se ele pode passar por alguma cela especial fora de casa, ou se ocorreria a manutenção imediata da prisão domiciliar. Caso ele vá para algum outro local, o Supremo deverá restabelecer a condição, assim que receber um pedido da defesa.
Sobre o local, este só será definido após o trânsito em julgado da ação. Após a publicação do acórdão com a sentença, abre-se o prazo de cinco dias para os embargos de declaração.
Desde o começo de agosto, Bolsonaro está em prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares. O inquérito, contudo, não é da trama golpista, mas de coação no curso do processo.