O novo programa partidário do PSOL, que será aprovado neste final de semana durante encontro do partido em São Paulo, dará ênfase à transição climática e à regulação das big techs.
O partido, que está completando 20 anos, vai atualizar seu documento programático pela primeira vez desde sua fundação, a partir de uma dissidência do PT.
Muitos pontos do texto original estão defasados, como a oposição à Alca (Área de Livre Comércio das Américas), um tema que hoje caiu no esquecimento. Também não havia, há duas décadas, a mesma dimensão atual de discussões como ambientalismo e redes sociais.
O novo programa também deixará mais claro que o partido coloca como prioridade a disputa de poder em cargos majoritários.
O encontro ocorrerá em um galpão do MST no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Haverá presença de dirigentes de partidos de esquerda brasileira e convidados de legendas internacionais, como Podemos (Espanha), Polo Democrático (Colômbia), Bloco de Esquerda (Portugal) e Socialistas Democráticos da América (EUA).
Também haverá presença de expositores de arte e livros e roda de samba com o bloco carnavalesco Cornucopia Desvairada.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.