Gestores de mobilidade visitam Goiânia para conhecer projetos inovadores da prefeitura – Blog Folha do Comercio

Home Últimas Gestores de mobilidade visitam Goiânia para conhecer projetos inovadores da prefeitura

Gestores de mobilidade visitam Goiânia para conhecer projetos inovadores da prefeitura

de admin

Prefeito recebe secretários e dirigentes de mobilidade de todo o país para apresentar inovações como a metronização do transporte, Onda Verde e Direita Livre

Goiânia se torna, nesta terça (16/9) e quarta-feira (17/9), o centro das discussões sobre mobilidade urbana no país. A capital goiana sedia a 122ª Reunião do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, evento que reúne autoridades e especialistas de diversas cidades brasileiras, como Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro.

O encontro será aberto pelo prefeito Sandro Mabel, que vai apresentar os principais avanços de sua gestão no setor. Entre os destaques, está a metronização do transporte público, que tem diminuído significativamente o tempo de viagem dos usuários. Em trechos onde a medida já foi implantada, o tempo de deslocamento dos ônibus caiu em até 30%.

Outra aposta da atual administração é a criação dos corredores viários com semáforos sincronizados, conhecidos como Onda Verde. A medida já reduziu o tempo de travessia em vias movimentadas, como a Avenida Jamel Cecílio, onde o trajeto no horário de pico passou de 25 para cerca de 13 minutos. A cidade também conta hoje com quatro corredores prontos e prepara um novo, na Avenida T-7.

A chamada Direita Livre, que permite ao motorista virar à direita mesmo com o sinal vermelho, foi implantada em 72 pontos da cidade e tem dado mais fluidez ao trânsito.

Além das intervenções viárias, a prefeitura divide com o governo estadual o custeio do transporte coletivo, com repasse de 41,2% do subsídio total, permitindo melhorias no serviço.

Com esses avanços, a gestão de Sandro Mabel busca colocar Goiânia em destaque no cenário nacional, atuando para tornar a cidade em vitrine de boas práticas em mobilidade urbana.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!