Já teve vida em Marte? Estudo dá pistas importantes sobre esse assunto – Blog Folha do Comercio

Home Últimas Já teve vida em Marte? Estudo dá pistas importantes sobre esse assunto

Já teve vida em Marte? Estudo dá pistas importantes sobre esse assunto

de admin

Estudo sugere que Marte sempre esteve condenado a ser inabitável, por estar submetido a um ciclo interminável de resfriamento

Já existiu vida em Marte? Um estudo realizado a partir de informações coletadas por um veículo robótico da Nasa chamado “rover” indica que o planeta provavelmente esteve sempre esteve condenado a ser inabitável, mesmo quando ainda abrigava rios, lagos e uma atmosfera densa.

O que teria feito Marte ser um local tão inóspito seria a baixa reposição de CO² na atmosfera ao longo de bilhões de anos, o que levou a um contínuo processo de resfriamento. Hoje, a temperatura fica em média nos -63ºC, mas pode variar até -153ºC.

Na Terra, assim como em Marte, o dióxido de carbono dissolvido na água reagiu com metais ao longo do tempo e foi sendo aprisionado em rochas, formando minerais como calcita, dolomita e magnesita. A diferença é que na Terra existe atividade tectônica, que causa a liberação natural de CO² para reposição. Em Marte, esse tipo de fenômeno não acontece. Sem CO², a atmosfera marciana gradativamente se desfez e o resfriamento aumentou.

O curioso é que o Sol agravou o problema: o brilho solar aumenta cerca de 8% a cada bilhão de anos, o suficiente para desencadear breves períodos de aquecimento no planeta. A água líquida liberada nesses ciclos absorvia mais CO₂, que era convertido em carbonatos — aprofundando ainda mais o resfriamento.

O estudo é conduzido pelo cientista Edwin Kite, da Universidade de Chicago, e foi publicado na revist Nature. Kite conclui que Marte é vítima do que ele chama de “espiral da morte movida a energia solar”, na qual cada ciclo de aquecimento leva, de forma paradoxal, a um resfriamento mais intenso e à perda de condições para a vida.

A pesquisa sugere que os raros períodos de habitabilidade em Marte foram exceções e que, ao contrário da Terra, o planeta vermelho estava condenado desde o início a se tornar o deserto gelado que conhecemos hoje.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!