Siamesas de Manaus recebem alta da UTI, em Goiânia – Blog Folha do Comercio

Home Últimas Siamesas de Manaus recebem alta da UTI, em Goiânia

Siamesas de Manaus recebem alta da UTI, em Goiânia

de admin

Eliza recebeu alta da unidade em 23 de junho e está em observação na enfermaria. Na tarde desta segunda-feira (30), Yasmin também deixará a UTI

As gêmeas siamesas de Manaus, Eliza Vitória e Yasmin Vitória, receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás (Hecad), em Goiânia. Segundo nota da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), elas apresentam evolução clínica contínua, com estado geral regular e estável.

“Eliza recebeu alta da UTI no dia 23 de junho e está em observação na enfermaria. Na tarde desta segunda-feira (30), Yasmin também deixará a UTI e será transferida para a enfermaria, após importante progresso clínico. Ambas seguem em processo de reabilitação fonoaudiológica e fisioterapêutica, com acompanhamento integral da equipe multiprofissional”, informa a nota.

As gêmeas de Manaus fizeram o procedimento em Goiânia no mês de maio, cerca de um mês após o nascimento. Inicialmente, elas passariam pelo processo com três meses de vida, quando teriam mais peso, força e imunidade. A decisão de antecipação, contudo, ocorreu após avaliação médica indicar que o comprometimento respiratório de uma delas estava sobrecarregando o coração da outra. O médico Zacharias Calil coordenou a separação.

A cirurgia durou cerca de 5 horas. O procedimento incluiu a separação do fígado e a reconstrução das estruturas abdominais das pacientes. Mas ainda sobre a alta, “o Hecad e toda a equipe assistencial, juntamente com a família das gêmeas, celebram com alegria essa importante conquista no processo de recuperação das irmãs, que continuam recebendo cuidados especializados”.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!