Segundo os relatos, mesmo com o intenso esforço dos locais, mais de 160 ovelhas morreram afogadas

Viralizou nas redes sociais a cena angustiante em que pescadores tentam salvar, desesperados, dezenas de ovelhas que caíram no mar após o naufrágio de um navio de transporte de animais perto do Iêmen, no Mar Vermelho, neste domingo. Segundo a Al Jazeera, a embarcação estava a caminho de Djibuti quando virou.
Segundo os relatos, mesmo com o intenso esforço dos pescadores, mais de 160 ovelhas morreram afogadas. No vídeo divulgado nas redes, vários pequenos barcos podem ser vistos na área. Enquanto algumas ovelhas ainda caem pelas laterais e outras permanecem presas na embarcação parcialmente submersa, pescadores tentam colocar os animais em botes. Algumas ovelhas aparecem nadando em meio às águas agitadas.
“Tenho certeza de que as ovelhas ficaram gratas por terem sido salvas do afogamento para serem abatidas pouco depois”, comentou um usuário. “Isso é de partir o coração”, disse outro.
Essa não é a primeira vez que acidentes do tipo acontecem na região. Em novembro de 2019, o navio Queen Hind naufragou no Mar Negro, próximo à costa da Romênia, enquanto transportava mais de 14 mil ovelhas com destino à Arábia Saudita. Segundo o The Guardian, apesar do resgate da tripulação, a maioria dos animais não sobreviveu.
Em junho de 2022, um novo incidente ocorreu no porto de Suakin, no Sudão, onde o navio de carga Badr 1 afundou no Mar Vermelho, resultando na morte de grande parte das mais de 15 mil ovelhas que estavam a bordo.