Apagão começou no início da tarde desta segunda-feira, e deixou parte da Europa sem energia

A Redes Energéticas Nacionais, empresa responsável pela distribuição de energia em Portugal, afirma que o apagão que atinge parte da Europa nesta segunda-feira (28) foi causado por um evento atmosférico raro, ocasiado por variações extremas de temperatura no interior do país.
O apagão começou quando já era começo da tarde no continente europeu, e surgiu o boato de que o blecaute teria sido ocasionado por um ataque russo. A possibilidade foi ventilada pelo próprio ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, em entrevista à emissora RTP 3.
Entretanto, essa hipótese perdeu força. O português Antônio Costa, presidente do Conselho Europeu, disse que “até o momento” não há indícios de que o transtorno tenha sido provocado por um ciberataque.
A empresa de distribuição de energia de Portugal disse também que pode levar até uma semana até que a restauração completa da rede elétrica seja concluída, ainda que o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, tenha dito que a expectativa é restaurar a energia “nas próximas horas”.
O apagão impedirá que os trens de longa e média distância sejam retomados na Espanha nesta segunda, escreveu o ministro dos Transportes e Mobilidade Sustentável, Óscar Puente, na rede social X, o que provavelmente deixará muitas pessoas retidas.
Transtornos causados pelo apagão
Em Atocha, uma das principais estações ferroviárias de Madri, os passageiros esperavam nas plataformas com os trens parados. As telas dos caixas eletrônicos estavam em branco e a polícia tentava conduzir as pessoas em direção aos pontos de encontro centrais.
Centenas de pessoas estavam do lado de fora de edifícios de escritórios nas ruas da capital espanhola, onde havia uma forte presença policial ao redor de edifícios importantes, dirigindo o tráfego e também conduzindo veículos ao longo de átrios centrais com luzes, segundo uma testemunha da agência de notícias Reuters.
Nas redes sociais, um usuário compartilhou uma cena em que passageiros saem de um trem e andam sobre os trilhos no Monte Archanda, em Bilbau, cidade no norte da Espanha.
Por Mais Goiás