Velório de papa Francisco chega ao fim; 250 mil pessoas passaram pelo local – Blog Folha do Comercio
Home Últimas Velório de papa Francisco chega ao fim; 250 mil pessoas passaram pelo local

Velório de papa Francisco chega ao fim; 250 mil pessoas passaram pelo local

de admin

Pontífice terá o funeral no sábado (26), na basílica de Santa Maria Maggiore

O velório do papa Francisco terminou às 20h (15h, no horário de Brasília) desta sexta-feira (25) com o ato de fechar o caixão. O líder da Igreja Católica, que morreu na segunda-feira (21) aos 88 anos, terá o funeral no sábado (26), na basílica de Santa Maria Maggiore.

Foram três dias de velório na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Francisco estava em um caixão de madeira e zinco, de acordo com sua alteração no livro litúrgico (Ordo Exsequiarum Romani Pontificis). Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo local, conforme a Santa Sé.

Sobre o funeral, ele ocorre às 10h (5h, no horário de Brasília) com a Missa das Exéquias, o primeiro dos nove dias de luto e orações por Francisco. Depois ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio (despedidas solenes) para, então, o caixão do pontífice ser levado para o sepultamento.

O Vaticano informou que um grupo de pobres ficará nos degraus que levam Francisco ao local de sepultamento como última homenagem.

Participaram do velório

Diversas autoridades participaram do velório do pontífice. Entre elas, o presidente Lula (PT), que foi acompanhado da primeira-dama Janja da Silva e lideranças brasileiras.

Acompanharam Lula a ex-presidente Dilma Rousseff (que partiu da China e encontrou a comitiva em Roma), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil); o deputado federal Odair Cunha (PT-MG); o assessor especial da Presidência Celso Amorim; os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), entre outros.

Essa é a segunda vez que Lula participa do velório de um papa. Em 2005, ele foi à despedida de João Paulo 2º acompanhado da ex-primeira-dama Marisa Letícia e dos ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney. O petista esteve com Francisco duas vezes no atual mandato.

Por Mais Goiás

Você pode interessar!