Gleisi adota ‘estilo Centrão’ e agrada ao Congresso no primeiro mês como ministra – Blog Folha do Comercio
Home Brasil Gleisi adota ‘estilo Centrão’ e agrada ao Congresso no primeiro mês como ministra

Gleisi adota ‘estilo Centrão’ e agrada ao Congresso no primeiro mês como ministra

de admin

Lideranças ouvidas pela Coluna do Estadão dizem que a petista tem acesso direto ao presidente Lula e, característica considerada a mais importante, capacidade de cumprir o que promete. Mas Gleise também gerou polêmicas

Gleisi Hoffmann completa nesta quinta-feira, 10, um mês como ministra da Secretaria de Relações Institucionais. Elogiada por líderes do Congresso, ela conseguiu, na avaliação de interlocutores, trocar a roupagem de presidente do PT – apesar de manter o perfil beligerante nas redes contra a oposição – pela de articuladora política, o que deu fôlego para a desgastada relação do governo Lula com o Legislativo.

Lideranças ouvidas pela Coluna do Estadão dizem que a petista demonstrou firmeza, acesso direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, característica considerada a mais importante, capacidade de cumprir o que promete. “É o estilo do Centrão”, resumiu um integrante do grupo.

A ministra da SRI, segundo líderes partidários, participou ativamente da negociação que destravou a votação do Orçamento deste ano, tem recebido os parlamentares e adotado um tom direto nas conversas. Os deputados fazem uma comparação com o antecessor de Gleisi no cargo, Alexandre Padilha, agora ministro da Saúde. Dizem que ele era simpático, mas demorava para resolver os problemas, além de demonstrar menos acesso a Lula e ser constantemente desautorizado internamente pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

No primeiro mês como ministra, Gleisi também gerou saia justa para o Planalto, mas nada que afetasse diretamente a relação com o Congresso, segundo o Centrão. A principal delas foi a publicação de um vídeo no qual, ao divulgar o novo consignado para os trabalhadores do setor privado, sugeria : “Apertou o orçamento? O juro tá alto? Pega o empréstimo do Lula”, referindo-se ao programa Crédito do Trabalhador. Ela foi cobrada nas redes: “Cadê o princípio da impessoalidade”, indagavam os internautas. A ministra deletou a postagem. O partido Novo entrou com representação no Tribunal de Contas da União.

A petista também manteve a artilharia contra governadores da oposição, em publicações no X, mas deixou de criticar o Banco Central, agora sob o comando de Gabriel Galípolo, indicado por Lula.

Como mostrou a Coluna do Estadão, um dos trunfos de Gleisi no cargo é a relação construída com o presidente da CâmaraHugo Motta (Republicanos-PB). No ano passado, ela foi uma das principais defensoras do embarque do PT na campanha do deputado paraibano pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL). A adesão dos petistas à campanha de Motta envolveu até uma promessa de vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) para o partido.

Hugo Motta, presidente da Câmara, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais

Hugo Motta, presidente da Câmara, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais Foto: WILTON JUNIOR

Por Estadão


Você pode interessar!