Com importações em alta, calçadistas temem desova de produtos chineses – Blog Folha do Comercio
Home Últimas Com importações em alta, calçadistas temem desova de produtos chineses

Com importações em alta, calçadistas temem desova de produtos chineses

de admin

Compra de produtos da China cresceram 47,7% em março, para 5 milhões de pares

Linha de produção de calçados em fabrica da Vulcabras
Linha de produção de calçados em fabrica da Vulcabras Foto: Alexandre Raupp Schebela

As importações de calçados pelo Brasil cresceram 47,7% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado, para mais de 5 milhões de pares, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), sendo que a principal origem foi a China, com aumento de 51,7%, para 2,55 milhões de pares. “Essa invasão ocorre antes mesmo da entrada em voga da nova tarifa [anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump]”, disse o presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira.

Até a manhã desta quarta-feira, 9, a tarifa para a China estava prevista em 104%. Ao longo do dia, porém, Trump voltou atrás e decretou uma pausa de 90 dias nas tarifas para países que não retaliaram os EUA, ao mesmo tempo em que aumentou para 125% a taxa imposta à China.

Na avaliação da Abicalçados, as tarifas sobre a China podem gerar efeitos como a busca dos norte-americanos por alternativas aos produtos chineses, abrindo espaço para itens brasileiros e dos concorrentes Vietnã e Indonésia, mas também a desova de mercadorias chinesas no mercado brasileiro, gerando concorrência desleal com as fábricas nacionais.

Previsão é de aceleração nas compras externas

“A previsão é de que [a importação] aumente ainda mais nos próximos meses”, declarou Ferreira. “O certo é que a China não ficará sem escoar essa produção e precisará direcioná-la para outros mercados, entre eles países importadores do nosso calçado e no nosso próprio mercado doméstico”, acrescentou. Segundo a associação, o país asiático é responsável por 60% da produção mundial de calçados.

Em valores, as importações brasileiras de calçados somaram quase US$ 55 milhões em março, um avanço de 28,8% sobre o mesmo mês de 2024. No primeiro trimestre, a compras externas chegaram a 12,9 milhões de pares, um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O total importado equivale a US$ 142,3 milhões, um avanço de 13,4% na mesma comparação.

Esta notícia foi publicada no Broadcast+ no dia 09/04/2025, às 17:41.

Broadcast+ é uma plataforma líder no mercado financeiro com notícias e cotações em tempo real, além de análises e outras funcionalidades para auxiliar na tomada de decisão.

Para saber mais sobre o Broadcast+ e solicitar uma demonstração, acesse.

Por Estadão


Você pode interessar!