Um post viral mente ao trazer uma suposta captura de tela do site desta Folha com o título “USP diz que não irá divulgar dados sobre quantidade de manifestantes devido a problemas técnicos” e, abaixo, o texto “Pesquisadores alegam que enfrentam problemas técnicos que impossibilitam a contagem”. A imagem é uma montagem, uma vez que tal reportagem não foi publicada.
O conteúdo se refere ao ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (6), na avenida Paulista, em São Paulo, para apoiar o projeto da anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro. Mas, diferentemente do que o post afirma, o Monitor do Debate Público no Meio Digital, conhecido como Monitor da USP, publicou no domingo mesmo uma estimativa de 44,9 mil pessoas na manifestação.
“Não tivemos problema nenhum nesse dia, tudo funcionou normalmente”, disse à Folha Pablo Ortellado, coordenador do monitor. Segundo projeção do Datafolha, a manifestação atraiu 55 mil pessoas.
Só um dos posts virais foi visualizado ao menos 322,7 mil vezes até a noite desta terça-feira (8).
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?