Catalão sedia curso para profissionais da rede de proteção – Blog Folha do Comercio
Home Últimas Catalão sedia curso para profissionais da rede de proteção

Catalão sedia curso para profissionais da rede de proteção

de admin

Promovido pelo Governo de Goiás, capacitação reúne representantes de 14 municípios

Catalão sediou o curso para Profissionais da Rede de Proteção e Gestores de Dados. Durante dois dias (27 e 28/3), representantes de 14 cidades se reuniram no auditório da OAB para receber informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). O objetivo foi fortalecer a atuação dos profissionais e aprimorar o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

No encontro, que teve a abertura da secretária de Promoção e Ação Social, Neusa Rios, na quinta-feira pela manhã, foram abordadas questões essenciais para a proteção da infância e adolescência, incluindo o uso e as atribuições do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), uma ferramenta que permite registrar e acompanhar os atendimentos realizados pelos conselhos tutelares.

Outro ponto de destaque foi a implementação dos Comitês de Participação de Adolescentes (CPA) nos municípios, garantindo que os jovens tenham voz ativa nas decisões que impactam suas vidas, seguindo o princípio “Nada para nós, sem nós”.

Além disso, foram discutidos aspectos relacionados à destinação dos recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, orientando os gestores sobre a correta aplicação dos recursos para garantir ações efetivas. Também houve debates sobre as atribuições e competências do Sistema de Garantia de Direitos, com uma roda de conversa voltada para a troca de experiências entre os profissionais da rede de proteção. A capacitação buscou não apenas oferecer conhecimento teórico, mas também apresentar práticas que contribuam para um atendimento mais eficiente e humanizado.

A ação reuniu 135 representantes dos municípios da Região Centro-Sudeste, Estrada de Ferro, incluindo Catalão, Caldas Novas, Rio Quente, Cumari, Davinópolis, Palmelo, Corumbaíba, Ipameri, Goiandira, Três Ranchos, Ouvidor, Urutaí, Nova Aurora e Santa Cruz. O evento em Catalão também teve a participação do promotor de Justiça, Fábio Bonnas, da Vara da Infância e Juventude, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciano Félix.

Desde 2019, o programa Goiás Social tem promovido capacitações e atualizações para conselheiros tutelares em todo o Estado, em parceria com os municípios. A meta do Governo de Goiás é levar a capacitação para todos os 246 municípios, organizados em cinco macrorregiões e 18 microrregiões, de forma contínua e permanente. Antes de Catalão, as formações já passaram por Planaltina de Goiás, Valparaíso, Cavalcante, Iaciara e Itumbiara.

Catalão – Potência no Coração do Brasil

VEJA GALERIA DE FOTOS

SECOM | Prefeitura de Catalão
Texto: Robson Macedo
Fotos: Pedro Araújo

Você pode interessar!