Turismo religioso: Pirenópolis começa preparativos para Via Sacra – Blog Folha do Comercio
Home Religião Turismo religioso: Pirenópolis começa preparativos para Via Sacra

Turismo religioso: Pirenópolis começa preparativos para Via Sacra

de admin

Encenação religiosa e cultural agora integra o Calendário Oficial de Eventos do Município

Pirenópolis deu início, na última semana, aos ensaios para sua tradicional encenação da Via Sacra (caminho percorrido por Jesus até o local de crucificação) que acontece durante a Semana Santa. O evento ocorre há 19 anos por meio de grupos religiosos e culturais da cidade, com o apoio da prefeitura. Destaca-se que, a partir de 2025, ele está oficialmente incluído no calendário de eventos do município.

“A Semana Santa é o tempo central para todo o cristianismo, pois nela celebramos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa convida-nos a rezar, contemplar e reviver – através das celebrações litúrgicas – os momentos mais importantes da vida de Jesus que, por amor, entrou em Jerusalém e, no lenho da Cruz, foi imolado e, ressuscitando ao terceiro dia, conquistou para nós o Céu”, enfatiza padre Augusto, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pirenópolis.

Além da Nossa Senhora do Rosário, também organiza a Via Sacra a paróquia Santa Bárbara. Sobre o espetáculo que compõe o turismo religioso do município, ele atrai pessoas de diversas regiões, além de fortalecer o comércio local. “Pirenópolis, cidade histórica e colonial no coração de Goiás, também é conhecida por sua rica tradição cultural e religiosa. Durante a Semana Santa, transforma-se em um grande palco de celebrações, com procissões, missas e Via Sacra, atraindo visitantes de todo o país. Mantendo viva a tradição de pais para filhos, é uma oportunidade única para vivenciar de perto a fé, a cultura e as tradições que fazem de Pirenópolis um destino especial”, diz o secretário de educação e cultura, Renato Gomes.

Programação completa da Semana Santa em Pirenópolis:

Tocata Banda Phoenix – 20/04 às 20h

Procissão Nossa Senhora das Dores – 11/04 às 18h30

Procissão do Senhor dos Passos – 12/04 às 19h

Procissão de Ramos – 13/04 às 8h

Procissão do Encontro – 13/04 às 18h

Procissão do Depósito e Canto da Paixão – 14/04 às 19h

Missa Lava-pés – 17/04 às 18h

Missa In Coena Domini – 17/04 às 20h

Via Sacra Pública – 18/04 às 08h

Adoração da Santa Cruz – 18/04 às 15h

Procissão do Enterro do Senhor – 18/04 às 19h

Ofício das Almas – 19/04 às 8h

Solene Vigília Pascal, logo após Procissão da Ressurreição – 19/04 às 20h

Por Mais Goiás

Você pode interessar!