Aava Santiago vai atrás de soluções para maternidades – Blog Folha do Comercio
Home Prefeitura Aava Santiago vai atrás de soluções para maternidades

Aava Santiago vai atrás de soluções para maternidades

de admin


ARTICULAÇÃO

Além das maternidades, Aava apresentou outras demandas ao ministro, como a ampliação da radioterapia no Hospital Araújo Jorge

Aava Santiago, ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (Foto: Divulgação)

A vereadora Aava Santiago (PSDB) se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na noite da última quinta-feira (20), em Brasília, para relatar a situação crítica das maternidades públicas de Goiânia. No encontro, a parlamentar solicitou apoio financeiro emergencial para evitar o colapso das unidades, que vêm sofrendo com cortes orçamentários desde o fim de 2024.

Desde dezembro, as três principais maternidades da capital — Dona Iris, Nascer Cidadão e Célia Câmara — operam apenas com atendimentos de urgência e emergência, após a Prefeitura reduzir em 40% os recursos destinados a essas unidades. O corte impactou o funcionamento dos serviços, resultando no fechamento de leitos, falta de insumos e suspensão de procedimentos como o teste do pezinho e exames neonatais.

Durante a reunião, Aava Santiago também solicitou ao Ministério:

  • Repasse emergencial de recursos;
  • Estudo de viabilidade para federalização da gestão das maternidades;
  • Mediação entre a Prefeitura e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC), responsável pela gestão da Célia Câmara;
  • Auditoria federal para apurar a situação e possíveis irregularidades.

A vereadora levou o caso de uma funcionária da Maternidade Célia Câmara, que preferiu não se identificar e afirmou que um novo plano de trabalho da FUNDAHC propõe limitar o atendimento a apenas 50 leitos via regulação. De acordo com ela, o modelo compromete serviços como o Banco de Leite, o Centro de Parto Normal e os atendimentos ambulatoriais. A mudança também deve reduzir drasticamente o número de profissionais na unidade.

Além das maternidades, Aava Santiago apresentou outras demandas ao ministro, como a ampliação da radioterapia no Hospital Araújo Jorge, referência em tratamento oncológico, e a aquisição de um aparelho de raio X para a Maternidade Nascer Cidadão. Para a vereadora, a falta do equipamento tem forçado o deslocamento de gestantes e recém-nascidos para outras unidades, atrasando diagnósticos.



Fonte https://www.maisgoias.com.br/politica/aava-santiago-se-reune-com-padilha-em-busca-de-solucoes-para-maternidades/

Você pode interessar!