Trump dobra para 50% as tarifas cobradas sobre aço e alumínio do Canadá – Blog Folha do Comercio
Home Economia Trump dobra para 50% as tarifas cobradas sobre aço e alumínio do Canadá

Trump dobra para 50% as tarifas cobradas sobre aço e alumínio do Canadá

de admin

Presidente Donald Trump anuncia medida como retaliação à cobrança de 25% sobre energia dos EUA

(Folhapress) O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (11) que vai dobrar a tarifa que será cobrada para produtos com aço e alumínio importados do Canadá.

Assim, os Estados Unidos passarão a cobrar um imposto de importação de 50%, em vez dos 25% previstos anteriormente. A medida deve entrar em vigor a partir desta quarta-feira (12) e a taxa de 25% será aplicada sobre a importação de qualquer país, incluindo portanto o Brasil.

Em 2 de abril, os EUA passarão também a cobrar 25% sobre todos os produtos do país vizinho.

O aumento específico para aço e alumínio é uma retaliação ao imposto de 25% que passou a ser cobrado pela província de Ontário sobre a eletricidade que entra nos EUA.

Trump disse em uma postagem no Truth Social que já instruiu seu secretário de comércio a dobrar a tarifa sobre os metais.

“Além disso, o Canadá deve imediatamente eliminar sua Tarifa Anti-Fazendeiro Americano de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, o que há muito tempo é considerado ultrajante. Em breve, estarei declarando uma emergência nacional sobre eletricidade na área ameaçada”, postou Trump.

O presidente dos EUA também ameaçou “aumentar substancialmente” as tarifas sobre carros que entram no país a partir de 2 de abril “se outras tarifas escandalosas e de longa data não forem igualmente eliminadas pelo Canadá.”

Trump voltou a falar em anexar o Canadá como 51º estado dos EUA, ameaça que vem fazendo desde que tomou posse em 20 de janeiro. “A única coisa que faz sentido é que o Canadá se torne nosso querido 51º estado. Isso faria com que todas as Tarifas, e tudo mais, desaparecessem totalmente”, disse.

O imposto cobrado por Ontário é uma das medidas de retaliação do Canadá pelas tarifas de 25% que serão cobradas pelo EUA e já foram adiadas por duas vezes. A taxa sobre energia exportada para os EUA começou a valer na segunda-feira (10) e atinge 1,5 milhão de pessoas nos estados de Nova York, Michigan e Minnesota.

“Ontário e o Canadá não recuarão até que as tarifas do presidente Trump sejam eliminadas de vez”, afirmou o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, nesta terça-feira.

As idas e vindas das tarifas de Trump sobre Canadá e México

1º de fevereiro
Donald Trump anuncia tarifas adicionais de 25% sobre todas as importações do Canadá e México, com exceção de produtos de petróleo e da energia canadenses, que terão taxa de 10%. No decreto inicial, tarifas estavam previstas para entrar em vigor três dias depois, em 4 de fevereiro.

3 de fevereiro
Um dia antes de tarifas começarem a valer, Trump recua pela primeira vez e as suspende por 30 dias. Adiamento ocorre após acordos com os governos vizinhos, que se comprometem a reforçar a segurança nas fronteiras.

10 de fevereiro
Trump aumenta tarifas sobre aço e alumínio de todos os países para 25% e exclui isenções anteriores para grandes fornecedores, que incluíam Canadá e México. Mudanças estão previstas para entrar em vigor no dia 12 de março.

27 de fevereiro
Após rumores de que iria adiar novamente tarifas, Trump confirma que prazo do dia 4 de março se mantém e diz que Canadá e México não fizeram o suficiente para conter o fluxo de fentanil nas fronteiras.

4 de março
Tarifas de 25% para produtos canadenses e mexicanos e de 10% para produtos de petróleo e energia do Canadá entram em vigor. Canadá retalia com tarifas de 25% e México promete uma resposta.

5 de março
Um dia após início das tarifas, Trump recua pela segunda vez e isenta por um mês montadoras instaladas nos EUA das tarifas de 25% sobre produtos importados dos vizinhos Canadá e México. Suspensão vale para as montadoras que cumpram os termos do USMCA (acordo de livre-comércio já existente entre os três países).

6 de março
Trump recua pela terceira vez e, após conversar com líderes dos países vizinhos, suspende até 2 de abril as tarifas sobre todos os produtos mexicanos e canadenses contemplados pelo USMCA.

7 de março
Trump faz ameaças contra produtos do Canadá, afirmando que pode impor tarifas sobre produtos lácteos e madeireiros do país

11 de março
Trump anuncia que vai dobrar a tarifa para produtos com aço e alumínio importados do Canadá, para 50%. A princípio, medida entra em vigor no dia 12 de março junto com tarifas de 25% sobre aço e alumínio de todos os parceiros dos EUA.

A cobrança do imposto sobre aço e alumínio é uma tentativa de proteger a indústria doméstica, segundo o governo Trump. Em sua gestão anterior, o republicano impôs tarifas de 25% sobre as importações de aço e 10% sobre o alumínio.

O ex-presidente Joe Biden, que herdou as tarifas de Trump quando entrou na Casa Branca, fez acordos com a UE, Reino Unido e Japão que permitiram que exportassem uma certa cota de seus metais para os EUA sem taxas.

Você pode interessar!