Projeto ‘Maria da Penha nas Escolas’ lança novo livro em instituições de ensino em Goiânia – Blog Folha do Comercio
Home Cidades Projeto ‘Maria da Penha nas Escolas’ lança novo livro em instituições de ensino em Goiânia

Projeto ‘Maria da Penha nas Escolas’ lança novo livro em instituições de ensino em Goiânia

de admin

Criado para conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra a mulher, o projeto agora amplia seu alcance para estudantes universitários

O projeto “Maria da Penha nas Escolas” inicia uma nova etapa em Goiânia entre os dias 13 e 29 de março, levando palestras e a nova edição do livro em quadrinhos para escolas da capital, como o Lyceu. Com apoio da Coordenadoria da Mulher e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a iniciativa deve alcançar mais de 8 mil pessoas ao longo do mês, promovendo debates sobre violência de gênero e direitos das mulheres.

Além das escolas, pela primeira vez, o projeto será levado para universidades. O encerramento dessa fase acontecerá no Sebrae Goiás, durante o evento Sebrae Delas, onde a fundadora do projeto, Manoela Barbosa, compartilhará sua experiência e a trajetória da iniciativa com cerca de 2 mil mulheres.

Criado para conscientizar crianças e adolescentes sobre a violência contra a mulher, o projeto agora amplia seu alcance para estudantes universitários. Instituições como o Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e a Faculdade Monte Pascoal vão receber exemplares do livro, além de palestras e debates sobre violência de gênero e direitos humanos.

Inicialmente, os cursos de Psicologia e Direito serão contemplados, mas a expectativa é que novas áreas acadêmicas sejam incluídas nas próximas edições. A iniciativa, que já percorreu diversas cidades goianas, também pretende expandir para outras regiões do Brasil, incluindo São Paulo.

A fundadora do projeto, Manoela Barbosa, destaca que esse é um momento de fortalecimento do compromisso da equipe e dos profissionais envolvidos.

“Com muita dedicação, nossa estratégia deve ser ampliada e continuada, alcançando cada vez mais realidades. É com muita honra que nos preparamos para esse momento e convidamos a sociedade a fortalecer essa iniciativa, acompanhando as ações e se inspirando no que fazemos. Precisamos enfatizar a necessidade desse papel educativo, especialmente com a juventude, para que índices alarmantes deixem de ser uma realidade contínua”, pontua.

História e impacto do projeto

O “Maria da Penha nas Escolas” foi fundado em 2016 a partir de experiências formativas sobre violência contra a mulher com profissionais de educação e estudantes da rede pública municipal de Morrinhos (GO). Ao identificar a necessidade de materiais didáticos acessíveis para abordar o tema, a equipe desenvolveu, em 2017, um livro em quadrinhos voltado para crianças a partir de cinco anos, com versões coloridas e acessíveis (tamanho ampliado e braille) para pessoas com deficiência visual.

Em 2022, no Dia Nacional da Literatura Infantil (18 de abril), foi lançada a primeira versão do livro na Câmara Municipal de Goiânia, com recursos do Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás. Dois anos depois, em 5 de março de 2024, a segunda edição foi apresentada no Congresso Nacional, em Brasília, ampliando a faixa etária recomendada para 10 anos e incorporando novos temas e discussões.

Até o momento, o projeto já distribuiu 32 mil exemplares, incluindo 290 em braille, alcançando cinco estados e 65 cidades goianas. A expectativa para este mês de março é entregar mais 8 mil livros, contribuindo para a conscientização e educação de jovens e adultos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

A obra, escrita por Manoela Barbosa e ilustrada por Zaia Ângelo, conta a história de Maria da Penha, farmacêutica brasileira que se tornou símbolo da luta contra a violência doméstica no país. Além do livro, a iniciativa inclui um Manual do Professor, com orientações e sugestões de atividades pedagógicas para serem desenvolvidas a partir da leitura. Para garantir que o tema seja abordado de maneira eficaz, o projeto também promove treinamentos para docentes.

Ações formativas e compromisso social

Além da distribuição dos livros em quadrinhos, o projeto mantém uma estrutura baseada em ações formativas, como palestras e diálogos, voltados para profissionais da educação básica e estudantes a partir de 10 anos. Todo o material didático, incluindo as versões em braille, é disponibilizado gratuitamente nas salas de atendimento educacional especializado.

Com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o alcance da iniciativa se fortalece ainda mais. O objetivo é ampliar a conscientização sobre a violência de gênero e promover reflexões sobre a importância dos direitos humanos.

O projeto segue crescendo e atingindo novos públicos, mostrando que a educação é uma ferramenta essencial na luta contra a violência doméstica e na construção de uma sociedade mais igualitária.

Maria da Penha nas Escolas; veja a programação:

  • 13/03: Colégio Estadual Pedro Gomes
  • 14/03: Colégio Estadual Amália Hermano e Faculdade Monte Pascoal
  • 17/03: Escola Municipal de Educação Integral Wilsonina de Fátima Silva Batista e UniAlfa
  • 18/03: Escola Irmã Gabriela do Conjunto Riviera e Escola Vila Lume
  • 20/03: Centro de Ensino em Período Integral Lyceu de Goiânia e CEPI José Honorato
  • 21/03: Colegio Mais Ânima e PUC Goiás
  • 29/03: Sebrae Goiás

Por Mais Goiás

Você pode interessar!